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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15988
Tipo do documento: Dissertação
Título: Família e educação complementar: um olhar fenomenológico
Autor: Marinho, Marcos Eduardo Ferreira 
Primeiro orientador: Szymanski, Heloisa
Resumo: Este estudo foi realizado junto a educadores sociais que atuam num programa de âmbito nacional que neste trabalho chamamos de PSE/PCE (Programa Sócio Educativo/Programa de Complementação Educacional). Teve como objetivo compreender os sentidos que se desvelam para educadores sociais, sobre a participação de familiares de educandos de um programa de educação complementar. Para isto, foram realizados dois encontros reflexivos, com uma equipe composta de sete educadores sociais que atuam no PCE/PSE de um município do interior do Estado de São Paulo. Os encontros foram semidirigidos, realizados no próprio local de trabalho, e basearam-se nas falas dos participantes, que foram gravadas e transcritas. As narrativas dos sete participantes foram organizadas em constelações e a análise mostrou a presença, no discurso dos educadores, de uma crença no que Lahire (2004) chama de mito da omissão parental , se dando num contexto de arranjos familiares complexos e diversificados de famílias pobres que não são compreendidos pelos educadores. A comunicação com as famílias é vista como sendo de caráter prescritivo e de conscientização , sobre as formas corretas de se organizar e cuidar dos filhos e melhor divisão das tarefas com os educadores
Abstract: This study was conducted with educators who work in a nationwide program that this paper we call PSE / PCE (Educational Partner Program / Programme Completion of Education). Aimed at understanding the meanings that are unveiled to social educators, on the participation of families with students in a program of continuing education. For this, two meetings were reflective with a team of seven educators who work in the PCE / PSE of a municipality in the state of Sao Paulo. The meetings were semi-directed, performed in the workplace, and was based on the speech of the participants, which were recorded and transcribed. The narratives of the seven participants were organized into constellations and analysis showed the presence in the discourse of educators from a belief in what Lahire (2004) calls the "myth of parental failure", giving it a context of complex and diverse family structures of poor families are not understood by educators. Communication with families is seen as being prescriptive and "awareness" about the right ways to organize and care for children and better division of tasks with the educators
Palavras-chave: Família
Educação complementar
Diálogo
Fenomenologia
Paulo Freire
Family
Further education
Dialogue
Phenomenology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Marinho, Marcos Eduardo Ferreira. Família e educação complementar: um olhar fenomenológico. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15988
Data de defesa: 20-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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