???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16006
Tipo do documento: Tese
Título: Formação continuada de professores: direções sugeridas pelas respostas de professores do ensino fundamental
Autor: Sayeg, Edson 
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: A presente pesquisa foi realizada junto a professores (3) do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e coordenador pedagógico de uma unidade escolar da rede pública do Estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2003, com o objetivo de obter direções para o planejamento em formação continuada. O pesquisador introduziu aos professores e coordenador pedagógico, nos horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), conceitos e principias da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon com o propósito de promover um melhor entendimento sobre a falta de interesse dos alunos pelas atividades escolares, problema indicado pelos professores. Foram estudados dois textos teóricos. O primeiro, elaborado pelo pesquisador, apresentou as idéias mais gerais da teoria. O segundo apresentou as características do estágio da puberdade e da adolescência, período no qual se encontram os alunos dos professores participantes. Ao final de cada encontro (17), os professores responderam por escrito às questões propostas pelo pesquisador, o que foi útil para regular o processo de estudo e registrar as necessidades de aprofundamento ou esclarecimento teórico. Após o estudo dos textos teóricos, professores e coordenador pedagógico foram entrevistados individualmente. A análise das respostas à luz da teoria walloniana possibilitou sugerir direções para a formação continuada de professores, referentes ao desenvolvimento do aluno em suas dimensões motora, afetiva e cognitiva e suas implicações para o planejamento pedagógico e organização escolar
Abstract: This study consists of a research that was carried out with Elementary School teachers (5th to 8th grades), as well as with the school's pedagogical coordinator. The data was collected at a school in the State of Sao Paulo, during the second semester of 2003. The objective was to obtain guidelines for the planning of learning activities in continuing education. The researcher presented concepts and principles of the Henri Wallon's theory of development to the teachers and coordinator, during their collective pedagogical work time, known in that context as HTPC. The purpose was to promote a better understanding about the students' lack of interest for the school activities, which had been pointed out by the teachers as a current problem. The participants read two texts about the theory. The first, written by the researcher, showed general aspects of the theory. The second one presented the characteristics of the adolescence stage. At the end of each meeting (17), the teachers answered to some questions and the result was very; useful to regulate the study process and register eventual needs for deepening or clarification of the theory. After the study of the texts, the teachers and the coordinator were individually interviewed. The analyses of the answers, at the light of the Wallonian theory, made it possible to suggest guidelines to the teachers' continuing education, in relation to the students development in the motor, affective and cognitive dimensions, as well as their implications in the pedagogical planning and school organization
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Teoria de desenvolvimento de Henri Wallon
Teacher continuing education
Wallonian development theory
Professores de ensino fundamental -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Sayeg, Edson. Formação continuada de professores: direções sugeridas pelas respostas de professores do ensino fundamental. 2005. 201 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16006
Data de defesa: 30-Apr-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edson Sayeg.pdf11,7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.