???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16033
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de aprendizagem e sua articulação com a dinâmica relacional entre pais e filhos: um estudo a partir da psicologia analítica
Autor: Sargo, Claudete
Primeiro orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de identificar como se configura a relação entre pais e filho, de modo a compreender, do ponto de vista emocional, as dificuldades de aprendizagem de crianças. Adotou-se, como referencial teórico, a perspectiva da psicologia analítica de C.G.Jung e seus seguidores, mais especificamente o processo de individuação, com foco prioritários nos ciclos arquetípicos matriarcal e patriarcal. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso dos dados retirados dos relatos de quatro casais, pais de alunos encaminhados para atendimento psicopedagógico. Esses dados foram coletados por meio de entrevistas que seguiam um roteiro previamente estipulado, mas que permitia, sempre que necessário, a introdução de questões que se mostravam pertinentes. A análise foi feita por meio de categorias construídas a priori e a posteriori, a partir do informe dos pais, a saber: desejo dos genitores de ter o bebê; padrão de iteração pais e filho; promoção (ou não) da autonomia de ação e de pensamento da criança e participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Os resultados mostraram que as dificuldades de aprendizagem das crianças podem estar, do ponto de vista emocional, ligadas à vivência dos arquétipos da Grande Mãe e do Pai, ora por excesso de procedimentos matriarcais e patriarcais, ora por falta de um, outro ou ambos. Nesses casos, pode haver prejuízo para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, com conseqüências para a aprendizagem escolar. O trabalho termina recomendando que educadores, sejam eles pais ou professores, tomem ciência dos modos de interação requisitados pelos arquétipos estudados, de modo a contribuir para um desenvolvimento mais harmônico de seus filhos ou alunos.
Palavras-chave: desenvolvimento psíquico
individuação
tipos psicológicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Sargo, Claudete. O processo de aprendizagem e sua articulação com a dinâmica relacional entre pais e filhos: um estudo a partir da psicologia analítica. 2000. 142 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16033
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_56448.pdf473,05 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.