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Tipo do documento: Tese
Título: Alfabetização e diversidade: o trabalho do professor frente a salas de aulas compostas por alunos com diferentes conhecimentos e experiências
Autor: Santos, Adriana Rodrigues da Rocha 
Primeiro orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar como professores ligados à rede municipal de Curitiba (PR) abordavam a diversidade de conhecimentos, experiências e ritmos de aprendizagem de seus alunos durante o processo de alfabetização, notadamente em seus estágios iniciais. Buscando alcançar um conhecimento mais aprofundado a respeito desse processo, foram discutidas algumas correntes teóricas atualmente mais bem acolhidas no plano nacional e internacional: o construtivismo, as contribuições de Vygotsky e as de Uta Frith. Em especial, buscou-se apreender a função do professor no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo desenvolveu-se com base em um enfoque qualitativo de pesquisa, no qual os professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) responderam a um questionário que versava sobre a maneira como conduziam a alfabetização de seus alunos, verificando se consideravam (ou não), nesse processo, a diversidade de conhecimentos, experiências e ritmos de aprendizagem presentes na sala de aula. Os docentes relataram como abordavam essa situação, tecendo também considerações sobre o PNAIC e seu impacto na prática docente. Na análise dos dados, algumas constatações ficaram claras: se a alfabetização em nosso país tem, de fato, apresentado avanços, é necessário investir na formação continuada dos docentes a fim de orientar o trabalho que desenvolvem, informando-os sobre as bases teóricas que as redes de ensino públicas adotam para nortear o trabalho em suas escolas, de modo que os docentes possam refletir sobre sua própria prática pedagógica. Sem isso, dificilmente os profissionais do ensino ganharão os subsídios necessários para fazer bom uso da diversidade de conhecimentos e experiências de seus alunos, facilitando-lhes a construção da leitura e da escrita
Abstract: The main purpose of this study was to investigate how teachers working in public school of the city of Curitiba (PR) addressed the diversity of knowledge, experience and pace of learning in their students during the process of literacy, especially in its early stages. Seeking to gain a better idea of this process, some theoretical approaches currently more debated in the national and international level were discussed: the constructivism, the ideas of Vygotsky and those of Uta Frith. Especially, the role of the teacher in teaching how to read and write was analyzed. The study adopted a qualitative research approach, in which teachers participating in the National Pact for Literacy in the Appropriate Age(PNAIC) answered a questionnaire dealing with the way they conducted the literacy process and, particularly, if they considered (or not) the diversity of knowledge, experience and learning rhythms present in their classroom. Teachers reported how they approached this situation, making considerations on the PNAIC and its impact on the teaching practice. In analyzing the data, some findings were clear: if literacy in our country has indeed shown progresses, it is essential to invest in ongoing training of teachers, trying to guide their work, to inform them about the theoretical bases embraced by the networks of public education and, also, to promote are examining of their pedagogical practice. Without implementing this action, hardly teaching professionals will gain the needed support to make good use of their students‟ diversity of knowledge and experience, facilitating their construction of the reading and the writing
Palavras-chave: Alfabetização
Construtivismo
Diversidade de conhecimentos: Experiências do corpo discente
Formação continuada
Literacy
Constructivism
Diversity of knowledge
Experience of the student body
Continuing education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Santos, Adriana Rodrigues da Rocha. Alfabetização e diversidade: o trabalho do professor frente a salas de aulas compostas por alunos com diferentes conhecimentos e experiências. 2014. 96 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16121
Data de defesa: 19-Mar-2014
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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