REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713054D8por
dc.contributor.advisor1André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:56:45Z-
dc.date.available2014-07-01-
dc.date.issued2014-05-23-
dc.identifier.citationCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa. A formação continuada no município de Sobral (CE). 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16139-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar a política de formação continuada no município de Sobral/CE. A educação neste município tem chamado a atenção tanto por apresentar evolução nos indicadores de avaliação quanto por realizar formação continuada específica aos professores iniciantes na rede municipal. Pretendeu-se com este trabalho analisar o processo de implementação da política de formação continuada em Sobral, bem como, avaliar as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa que considera a perspectiva dos sujeitos, o contexto em que atuam e os significados que atribui às suas experiências.. Para tanto, foram utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de pesquisa, tais como: entrevista semi-estruturada e grupo focal, análise de documento e questionário na tentativa de captar, nos diversos campos e com os atores envolvidos, todo o processo de formação continuada. Teve como sujeitos, na Secretaria de Educação a superintendente educacional e a coordenadora de valorização do magistério; na Escola de Formação de professores a diretora, a coordenadora de formação e 11 professores formadores; e, 45 professores iniciantes que avaliaram a formação oferecida pela rede municipal. Ao longo deste trabalho foram sendo descortinadas as ações que se articularam para a formação de um sistema educacional na rede municipal que também adota a meritocracia e a política de resultados como referência para a premiação das escolas e suas equipes. A formação continuada assume grande importância, a ponto de ser criada uma Escola de Formação Permanente, por entenderem que a formação é importante e a educação é permanente, todos os envolvidos: diretores, coordenadores e professores passam por formação em exercício e se corresponsabilizam pelos resultados da aprendizagem dos alunos. Os resultados apontaram para o desenvolvimento profissional de todas as instâncias envolvidas no processo de formação continuadapor
dc.description.abstractThe purpose of this research was to analyse the continued formation in the city of Sobral/CE. Education in this city has been calling atention for showing an evolution of the avaliation indicators as well as for performing specific continued formation for beginner teachers in municipal education. This work intended to analyse the process of implementation of the politics of continued formation in Sobral, and also to evaluate its contributions to the professional development of beginner teachers. It was chosen the qualitative approach of research, wich considers the perspective of the subjects, the context in wich they operate and the meanings they assign to their experiences. For that, it were used different research procedures and instruments, such as: semi-structured interview and focal group, document analysis and questionnaires in the attempt to embrace, in the various fields and with the involved actors, all of the continued formation process. The subjects were, in the Education Secretary, the educational superintendent and the coordinator of mastership appreciation; in the School of Formation of teachers, the principal, the coordinator of formation and 11 former teachers; and 45 beginner teachers that evaluated the formation offered by the municipal sector. During the making of this work, it were unveiled actions that were articulated to form an educational system in the municipal sector that also adopts meritocracy and results policy as reference to reward schools and its teams. The continued formation assumes such great importance that a School of Permanent Formation was created, because it is understood that formation is important and education is permanent, all of the involved: principals, coordinators and teachers, go through formation in exercise and cocharge each other for the results of the students learning. The results have pointed to the professional development of all instances involved in the process of continued formationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31880/Ana%20Maria%20Gimenes%20Correa%20Calil.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessores iniciantespor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectContinued formationeng
dc.subjectBeginner teacherseng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleA formação continuada no município de Sobral (CE)por
dc.typeTesepor
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