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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16157
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sentidos e significados constituídos por adolescentes sobre os saberes escolares
Título(s) alternativo(s): Senses and meanings constituted by teenagers on school knowledge
Autor: Pinto, Aline Coralim Azevedo 
Primeiro orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi apreender os sentidos e os significados que adolescentes constituem sobre os saberes escolares, ou seja, sobre os conhecimentos transmitidos nas escolas, um tema pouco estudado. A falta de conhecimento científico sobre essa temática impede, ou em muito dificulta, a compreensão do ponto de vista dos protagonistas da aprendizagem nas escolas, os alunos. O estudo é de caráter qualitativo e seguiu os pressupostos da teoria sócio-histórica. Participaram dele dois adolescentes: um de 12 anos (sexo masculino) e outro de 14 anos (sexo feminino), sem defasagem idade/série, matriculados nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas. Ambos estavam vinculados a um Centro da Criança e do Adolescente (CCA), situado na zona Oeste da cidade de São Paulo, nos quais foram contatados. Ambos concordaram em participar de entrevistas individuais, na quais se buscou conhecer, além de dados pessoais, a história de vida de cada um, as vivências na escola e a relação mantida com essa instituição e com o conhecimento escolar. Para a análise dos dados obtidos, buscou-se identificar os sentidos e os significados constituídos pelos adolescentes sobre os saberes escolares, construindo núcleos de significação, os quais foram, inicialmente, examinados e, posteriormente, articulados entre si, em uma análise internúcleos, desvendando as particularidades de cada sujeito. Em seguida, verificaram-se os aspectos semelhantes ou recorrentes encontrados nos dois relatos de sujeitos distintos, permitindo identificar que os saberes escolares são significados pelos adolescentes entrevistados como meios ou instrumentos necessários à ascensão social e financeira. Essa significação é frequente, na medida em que é almejada pelas famílias e pela escola, cujos professores apregoam a frequência à escola como central para que isso aconteça. O valor da aprendizagem para o desenvolvimento dos indivíduos não é explicado aos alunos nem na escola nem na família. Nessas circunstâncias, não causa estranhamento que, na superfície, ao nível do significado, se tenha obtido apenas a reprodução mecânica de uma fala inúmeras vezes repetida: a escola é o caminho para quem deseja conquistar uma vida material melhor, que é parte da verdade, mas não toda a verdade. Nessas condições, a passagem pela escola está a serviço do futuro, tendo pouca relevância para o presente. Conclui-se enfatizando a necessidade de se fazer da escola um espaço prazeroso e vivo, por meio de uma educação mais democrática e mais interessante, na qual os saberes escolares possam ser apreciados, também, no aqui e no agora
Abstract: The objective of this research was to understand the senses and the meanings constituted by adolescents about school knowledge, i.e., on the knowledge divulged in schools. The lack of scientific knowledge on this topic prevents or hinders the understanding on the students point of view of in relation to school's knowledge. The study is qualitative in nature and followed the socio-historical theory s assumptions. Two teenagers participated in it: a 12-year-old boy and a 14-years old girl, both without lag age/grade, enrolled in the final years of basic education in public schools. The two of them were linked to a Center for Children and Adolescents (CCA), situated in the west area of the city of São Paulo, in which they were contacted. Both agreed to participate in individual interviews, in which it was sought to obtain, in addition to personal data, their lives history, their experiences in school and the relationship they maintained with this institution and its knowledge. For data analysis, it was followed the instructions for constructing signification nuclei. Each of them were initially examined and subsequently articulated, in an internúcleos analysis, uncovering the particularities constituted by each subject. The similar or recurring aspects found in the subjects reports allowed identifying that school knowledge is simply instrumental for ascending social and financially. This seems to be a widespread vision of knowledge learned at school, since it is in accordance with the lessons taught both in families and schools. In fact, teachers preach school attendance as central to make this desire to happen. Clearly, the value of learning for the individuals is not explained, reason by which on the surface, at the level of meaning, the answer given by the students was just a mechanical reproduction of something learned long time ago: school knowledge is necessary for attaining a better material life, which is part of the truth but not the whole truth. Under these conditions, the passage by the school seems to serve exclusively to the future, having little relevance for the present time. The conclusion emphasized the need of making school a pleasant and living space by providing a more democratic and interesting education, paving the way for school knowledge be also enjoyed at the here and now
Palavras-chave: Saberes escolares
Adolescência
Psicologia sócio-histórica
Sense and meaning of school knowledge
Adolescence
Socio-historical Psychology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Pinto, Aline Coralim Azevedo. Senses and meanings constituted by teenagers on school knowledge. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16157
Data de defesa: 12-Set-2014
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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