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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Programa Bolsa Estágio Formação Docente e a formação inicial de professores no Estado do Espírito Santo: uma experiência de aprendizagem da docência
Autor: Fin, Adriane 
Primeiro orientador: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Bolsa Estágio Formação Docente (PBEFD) na aprendizagem da docência de futuros professores da educação básica do Estado do Espírito Santo. O Programa faz parte de uma política pública de iniciação à docência e foi regulamentado, em 2010, pelo governo do Estado do Espírito Santo. Trata-se de um Estágio remunerado e não obrigatório com a principal finalidade de estreitar as relações entre teoria e prática, de modo a associar os conhecimentos dos conteúdos com os conhecimentos didáticos e metodológicos necessários ao professor da educação básica. O referencial teórico foi desenvolvido a partir das discussões propostas por: Gatti e Nunes (2008, 2009a e 2009b) e Gatti e Gimenes (2011) para discorrer sobre os currículos dos cursos de licenciaturas no Brasil e no Espírito Santo, enfatizando diferentes aspectos pertinentes ao processo de formação de professores; André et al (2013), Brito (2013), Poladian (2014) e Gatti et al (2014) para discorrer sobre os Programas e/ou Projetos de iniciação à docência, decorrentes também de políticas públicas de formação de professores no Brasil e da aproximação universidade e escola; e de Rodrigues (2009), Malandrino (2012), Melo (2013) e Melo e Almeida (2014) para tratar do estágio e das suas contribuições na aprendizagem da docência. Para compreender os processos de aprendizagem da docência e a importância da aproximação universidade e escola subsidiaram a pesquisa: Tancredi (2009), Mizukami (2013), Tardif (2011), Vaillant (2010, 2012), Nóvoa (2009, 2011), Perrenoud (2002), Gatti, Barreto e André (2011), Carlos Marcelo (2009), Gatti e Barreto (2009), Imbernón (2002) e Zeichner (2010). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos metodológicos a análise dos documentos oficiais do Programa, os grupos de discussão com estagiários e as entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Básica e Pedagogos tutores das escolas-campo do estágio. A análise dos movimentos do Programa se subdividiu em cinco categorias que nos direcionaram a compreendê-lo como uma experiência significativa de aprendizagem da docência não apenas aos estagiários, mas também aos professores das escolas, pois o estágio se concretizou em situação potencial de aprendizagem compartilhada
Abstract: This research aimed to analyze the contributions of the Programa Bolsa Estágio Formação Docente (PBEFD Grant for Docent Training Stage Program) on the teaching learning of future teachers from the basic school of the Espírito Santo state. The program is part of a teaching initiation public policy, and it was regulated in 2010 by the Espírito Santo state government. It consists of a not obligatory paid stage whose main purpose is to narrow the relationship between theory and practice in such a way to make a good association of content and didactic knowledge and the methodologies which the basic school teachers need. The theoretical framework was developed from arguments proposed by: Gatti and Nunes (2008, 2009a, 2009b), and Gatti and Gimenes (2011) that guided the discussion about curriculums of the teaching degree courses in Brazil and in Espírito Santo, emphasizing different aspects of the teaching learning process; André et al (2013), Brito (2013), Poladian (2014), and Gatti et al (2014), were used to argue about initiation to teaching programs and projects arising from teacher training brazilian public policy; and Rodrigues (2009), Malandrino (2012), Melo (2013), and Melo and Almeida (2014) were explored in order to talk about the training and its contributions on the teaching learning process. Authors as Tancredi (2009), Mizukami (2013), Tardif (2011), Vaillant (2010, 2012), Nóvoa (2009, 2011), Perrenoud (2002), Gatti, Barreto and André (2011), Carlos Marcelo (2009), Gatti and Barreto (2009), Imbernón (2002), and Zeichner (2010), supported the teaching learning process understanding as well as the importance of school and university approximation. This research has a qualitative approach and used as methodological procedures the program official documents analysis, discussion group with the trainees, and semi-structured interviews with the basic school teachers and tutor pedagogues from the training school centers. The program movements analysis was subdivided in five classes that oriented us in understanding it as a significant experience of teaching learning, not only for the trainees but also for the school teachers, since the training process was developed within a potential shared learning situation
Palavras-chave: Iniciação à docência
Aprendizagem da docência
Formação de professores
Initiation to teaching
Teaching learning
Teacher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Fin, Adriane. O Programa Bolsa Estágio Formação Docente e a formação inicial de professores no Estado do Espírito Santo: uma experiência de aprendizagem da docência. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16200
Data de defesa: 16-Sep-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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