???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16240
Tipo do documento: Tese
Título: Os significados e os sentidos da arte na formação de professores
Título(s) alternativo(s): The meanings and directions of art the formation of teachers
Autor: Coutinho, Gisele Cassia de Almeida
Primeiro orientador: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Resumo: Esta tese é resultado de uma análise dos sentidos e significados de professores acerca da importância da arte em sua formação, buscando na teoria sustentação para os conceitos abordados nessa área do saber. Com o intuito de definir claramente o propósito dessa pesquisa, para encontrar caminhos significativos no trabalho com a arte, procurou-se levantar questionamentos sobre a influência dessa área do conhecimento no processo formativo do professor, promovendo um resgate de valores e objetivos, e buscando entender os sentidos atribuídos pelas professoras, diante de ações pedagógicas relacionadas a arte-educação. O trabalho foi realizado com professoras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, inseridas em um Programa Especial de Formação Docente, o PEC/Formação Universitária, realizado no período entre 2003/2004. As professoras envolvidas na pesquisa trabalham com a Educação Infantil em uma EMEI Escola Municipal de Educação Infantil, na periferia da cidade São Paulo. A escolha dessas professoras foi motivada pela possibilidade de reunir algumas participantes do curso que trabalham na mesma escola. Propositalmente, entrevistá-las e colher relatos de experiência em um momento posterior ao término do curso trouxe uma característica importante para a análise de dados, considerando que o que foi coletado sobre os significados e sentidos da arte-educação para as professoras, parece ser significativo do que ocorreu na capacitação docente. Buscando mais evidência para a temática dessa pesquisa, foi realizado também, para a coleta de informações, a análise documental do material impresso do curso procurando, com isso, entender as escolhas metodológicas e pedagógicas impressas no material. A partir do resultado dessa pesquisa e das análises teóricas efetuadas, foram evidenciadas: a possibilidade de demonstrar que a arte é uma área do conhecimento que pode ser apropriada por qualquer pessoa, desde que lhe sejam dadas condições possíveis, e imbuído desse saber o professor poderá desenvolver sua percepção estética do mundo e construir um olhar crítico no exercício de sua cidadania e de sua profissão
Abstract: This thesis is resulted of an analysis of the directions and meanings of teachers concerning the importance of art in its education, searching in the theory sustentation for the boarded concepts of this area of knowledge. To clearly define the intent of this research, find significant ways in the work with the art, it was looked to raise questionings on the influence of this area of knowledge in the teachers training, process, promoting a rescue of values and objectives, and searching to understand the meanings attributed by teachers, to pedagogical actions related to art-education. The work was carried out with teachers of the Municipal System of Education of São Paulo, imbedid in a Special Program of Teachers Preparation, PEC/Formação, carried through between 2003/2004. The teachers envolved in the research work in childhood education - Municipal School of childhood Education - in a suburb of São Paulo city. The choice of these teachers was motivated by the possibility to congregate some participants of the course who work in the same school. Purposelly, to interview them and spoon stories of experience after the ending of the course brought an important characteristic for data analysis, taking into account that what was collected about meanings and related to art-education for the teachers, seems to be significant of what occurred in the teaching training course. Searching for more evidence to the topir of this research, it was also carried through, for data collection documentary analysis of printed material of the course, to understand the methodology pedagogical choices. From the research data and theoretical analyses, it came evident: the possibility to demonstrate that the art is an area of the knowledge that can be incorporated by any person, since appropriate conditions are given, and full of this knowledge the teacher will be able to develop a visual perception of the world and to construct a critical perspective in the exercise of his citizenship and his profession
Palavras-chave: Formação de professores
Arte
Educação
Formation
Art
Education
Professores - Formação profissional
Arte - Filosofia
Educação continuada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Coutinho, Gisele Cassia de Almeida. Os significados e os sentidos da arte na formação de professores. 2006. 98 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16240
Data de defesa: 9-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese GISELE CASSIA DE ALMEIDA COUTINHO.pdf408,32 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.