???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16251
Tipo do documento: Dissertação
Título: Emoção: uma análise do tema em periódicos da área da Psicologia da Educação
Título(s) alternativo(s): Emotion: an analysis of the theme in Education Psychology journals
Autor: Scavazza, Maria Cristina
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar como tem se apresentado o tema emoção em artigos de periódicos nacionais da área de Psicologia da Educação. O estudo organizou-se metodologicamente por uma pesquisa documental bibliográfica .Foram analisadas publicações de quatro periódicos, no período de 1991 a 2000 e encontrados 12 artigos que tratavam sobre emoção. Foi considerado reduzido o número de publicações sobre o tema emoção, nos periódicos selecionados. A análise dos artigos que tratam sobre a emoção revelou duas tendências predominantes de estudo: relações com outras funções psíquicas, sendo afeto-cognição a mais enfatizada e, em outra tendência, a emoção focalizada como fator afetivo que influencia o desempenho de atividades. A metade dos artigos focalizou a emoção em situações de ensino e aprendizagem, apresentado indicações para a prática pedagógica. As manifestações de expressividade e comunicação da emoção foram pouco evidenciadas uma vez que não foi discutida a relação emoção e atividade motora
Palavras-chave: emoção
afetividade
Psicologia da Educação
emotion
affectivity and Education Psychology
Emocoes
Afeto (Psicologia)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Scavazza, Maria Cristina. Emoção: uma análise do tema em periódicos da área da Psicologia da Educação. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16251
Data de defesa: 30-Mar-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Cristina Scavazza.pdf8,87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.