???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16348
Tipo do documento: Dissertação
Título: As relações interpessoais em sala de aula num curso de inglês na universidade: o desempenho do aluno numa situação de medo
Autor: Duarte, Vera Lúcia Cabrera 
Primeiro orientador: Guedes, Maria do Carmo
Resumo: o presente estudo trata da importância das relações interpessoais na situação de ensino/aprendizagem de inglês,em especial da disciplina de Prática Oral em curso de Língua e Literatura Inglesas. A principal problemática levantada é o medo do aluno ao expressar-se em inglês em sala de aula. Algumas considerações teóricas sobre a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, e sua relevância à problemática são expostas. É dado especial destaque-às três atitudes do professor consideradas por Rogers como necessárias para o processo ensino/aprendizagem. Em seguida, é apontada a influência da tendência humanista nos estudiosos de ensino de língua estrangeira. Cento e vinte depoimentos de alunos de diversos cursos de Prática Oral são analisados. Esses depoimentos foram recolhidos no final do semestre, a título de avaliação do curso, no decorrer de alguns anos de trabalho da autora, corno professora dessa disciplina. Uma primeira análise quantitativa permitiu demonstrar a importância das relações interpessoais em sala de aula e do planejamento dos cursos de Prática Oral. Uma segunda análise é feita à luz de princípios da Aprendizagem Significativa, de Carl Rogers, evidenciando no discurso do aluno não só o medo, mas também sua opinião e expectativas sobre a redução dessa emoção. No final, são sugeridos alguns procedimentos que, adotados em sala de aula, podem favorecer a aprendizagem significativa
Palavras-chave: Psicologia da Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Duarte, Vera Lúcia Cabrera. As relações interpessoais em sala de aula num curso de inglês na universidade: o desempenho do aluno numa situação de medo. 1988. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1988.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16348
Data de defesa: 30-Dec-1988
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vera lucia cabrera.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.