???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16349
Tipo do documento: Tese
Título: Imagem de si em crianças com histórico de fracasso escolar a luz da teoria de Henri Wallon
Autor: Amaral, Suely Aparecida
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar em que elementos a criança com histórico de fracasso escolar se baseia para formar a imagem de si. Para essa análise foram utilizados textos, produzidos em situação de avaliação escolar, por crianças de 10 anos, com defasagem idade/série, multirrepetentes, participantes de um programa de aceleração de aprendizagem. A análise foi alicerçada, no campo da psicologia, na teoria psicogenética de Henri Wallon, no que diz respeito à formação da consciência de si. O autor considera a consciência como resultado da pessoa em sua totalidade, que integra as dimensões afetivas, cognitivas e motoras numa síntese entre a herança genética e o meio social. No campo da linguagem, a análise foi fundamentada na perspectiva teórica de Bakthin, para quem todo enunciado é uma resposta em um diálogo, que situa locutor e interlocutor, em relação direta ou indireta a uma determinada ordem social. O trabalho aponta que a imagem ou imagens que se vão articulando resultam das interpretações dadas ao conjunto de experiências significativas, cujo suporte é dado pelo processo de integração funcional do desenvolvimento: sua condição de pensamento e de explicação do vivido, suas possibilidades de intervenção no ambiente; processo esse que se imbrica, ao longo de sua vida pessoal, às suas experiências; de forma que há um processo biológico em gestação, mas o conteúdo é a experiência coletiva e histórica
Abstract: This study's objective was to investigate how the child who has been failed in school built his/her self image and which reality's aspects he/she use to do so. Texts written by those 10 years old children who participated of an learning acceleration program were analyzed. The analysis was based on: Henri Wallon's psicogenetic theory related to the self image formation. This author thinks that the conscience is a result of the person as a whole and it comprehends the affective, cognitive and manipulative dimensions that are articulated whit the genetic inheritance and the social environment. The analysis was also based on Bakthin's linguistic views who considers ever statement as dialogue response which place the participants in a direct or indirect social order. The results suggested that the self image is not just one. They might be many of them as a result of child's interpretations given to a several significativa experiences
Palavras-chave: Fracasso escolar
Familia e escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Amaral, Suely Aparecida. Imagem de si em crianças com histórico de fracasso escolar a luz da teoria de Henri Wallon. 2001. 168 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16349
Data de defesa: 30-Dec-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suely Amaral.pdf19,19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.