???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16373
Tipo do documento: Dissertação
Título: O cuidar na ação do formador de professores
Autor: Marquezano, Viviane Laperuta
Primeiro orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de
Resumo: Esta investigação teve por objetivo levantar a visão que os analistas pedagógicos (responsáveis pela formação de professores) da rede de ensino SESI de São Paulo possuem sobre o cuidar nas suas várias dimensões: cuidar, cuidar do aluno, cuidar do professor, ser cuidado e cuidar-se, com a intenção de ampliar essa visão sobre o cuidar para podermos ampliar a dimensão do cuidar especializado na ação do formador e refletir sobre a sua importância. Os dados foram coletados no local de trabalho e estudo dos analistas - SEDE do SESI/SP- mediante uma entrevista individual com dez Analistas Pedagógicos voluntários do Ensino Fundamental ciclos III e IV que corresponde aos quatros últimos anos do ensino de 9 anos. A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon ofereceu suporte para análise dos dados. Cuidar de outra pessoa para Wallon é estar atento ao seu bem-estar, tomando sobre si a responsabilidade desta ação. Cuidar envolve a relação eu/outro, estando presente desde o nascimento do bebê e vai se transformando na medida em que avançam as etapas de desenvolvimento das crianças. O meio é um espaço importante que deve ser pensado, para que ofereça condições para o outro se desenvolver. O cuidar do formador de professores é um cuidar especializado que deve ser intencional, planejado, compartilhado, envolvendo um sentimento de responsabilidade para que o outro possa se desenvolver. A pesquisa aponta diretrizes tanto para os Analistas Pedagógicos como para os gestores da rede de ensino SESI/SP com a finalidade de melhorar a formação do formador e a formação dos professores
Abstract: The main purpose of this investigation was to identify what is the point of view that the pedagogical analysts have about caring in its all dimensions: to care, care of the pupil, care of the teacher, being cared and to take care of yourself. These analysts are the responsible for teacher s professional development at SESI s education System, placed in Sao Paulo. The aim of this research was to broaden this vision of caring, that permit us to amplify the dimensions of specialized care in the Analysts action, moreover, reflect on its importance. Data have been collected from individual interviews with ten volunteers analysts at their workplace. The interviewers are responsible for the sixth to ninth grade, when considering nine years education. The data analysis was supported by Henri Wallon s theory of development. According to Wallon care about somebody is to be aware of they well being, taking the responsibility of this action. Caring involves the other and me relationship and keeps changing while the stage of child s development progress. The surroundings must ensure a developmental environment. The specialized care of the analysts should be intentional, planned and shared. This research pinpoints the directress for both pedagogical analysts and managers of SESI s education system with the intention to improve the quality of development of the analysts and, consequently the teachers professional performance
Palavras-chave: Cuidar
Cuidar especializado
Formador de professores
Henri Wallon
Care
Specialized care
Teachers developers
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento
Professor -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Marquezano, Viviane Laperuta. O cuidar na ação do formador de professores. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16373
Data de defesa: 5-May-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviane Laperuta Marquezano.pdf393,52 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.