???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16406
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jogo enquanto estratégia cognitiva para a formação de um conceito matemático num aluno com atraso no desenvolvimento
Autor: Maia, Cristiane Corina Couto 
Primeiro orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar a utilização do jogo enquanto estratégia cognitiva na formação do conceito matemático de adição alunos com atraso no desenvolvimento, tendo como referencial a teoria Sócio-Interacionista proposta por Lev S. Vygotsky. Iniciahnente, explorou-se os conceitos que fundamentam o estudo sob a perspectiva teórica acima citada. Discute-se a leitura que Vygotsky faz sobre a criança com atraso no desenvolvimento, sua visão do processo de formação de conceitos científicos, a Matemática enquanto Educação Matemática integrada à vida do indivíduo e a questão do jogo enquanto estratégia cognitiva. Num segundo momento, emprega-se o jogo com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem do conceito de "adição" por um aluno com atraso no desenvolvimento. No decorrer da pesquisa, o jogo mostrou ser uma alternativa eficiente para a formação de conceitos, notadamente com alunos com atraso no desenvolvimento
Abstract: This is a theorical and practical study which aims to verify the use of games as a cognitive strategy in the acquisition of mathematical concepts by students with delayed mental development. The study has reference the social-intereactionist theory proposed by Lev S. Vygotsky. At a fIrst moment, concepts to be worked along the study were defIned under the perspective of the above mentioned theory. At a second one, games were in order to develop the mathematical concept of addition by a student with delayed mental development, in his school group. As different games started being used, the effIciency of this strategy in the learning process was verifIed, especially with students that are slowler learners
Palavras-chave: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934
Criancas deficientes mentais -- Educacao matematica
Jogos em educacao matematica
Adicao
Educacao matematica
Formacao de conceitos
Processo de aprendizagem
Psicologia da Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Maia, Cristiane Corina Couto. O jogo enquanto estratégia cognitiva para a formação de um conceito matemático num aluno com atraso no desenvolvimento. 1994. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16406
Data de defesa: 30-Nov-1994
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Corina Couto Maia.pdf6,22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.