REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16413
Tipo: Tese
Título: Linguagem, cognição e cultura: apontamentos para a elaboração de uma teoria sobre as relações entre a oralidade e a escrita
Autor(es): Gerken, Carlos Henrique de Souza
Primeiro Orientador: Gatti, Bernadete Angelina
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisar o modelo sócio-histórico de explicação das relações entre linguagem oral e escrita. Privilegiou-se a discussão da linguagem oral e escrita como instrumentos mediadores da ação humana, e sua relação com os aspectos culturais e cognitivos, enfatizando a perspectiva de descontextualização na formação dos conceitos abstratos. No primeiro capítulo procurou-se remontar alguns aspectos do contexto dialógico que serviu de contraponto para a elaboração dos conceitos de cultura, linguagem e cognição, ressaltando as principais idéias da escola evolucionista inglesa de Antropologia, da escola francesa de Sociologia e Antropologia, com especial atenção para Durkheim e Lévy-Bruhl. No campo de estudos da linguagem ressaltou-se as contribuições de Humboldt e de Saussure. No segundo capítulo procurou-se abordar a teoria sócio-histórica, enfatizando o método genético, e a função da linguagem oral e escrita na formação dos processos psíquicos superiores. No terceiro capítulo abordou-se a contribuição da antropologia contemporânea na análise das culturas tradicionais e dos impactos culturais e cognitivos da introdução da escrita, ressaltando o confronto entre as idéias de Lévi-Strauss, Jack Goody e Brian Street, além dos estudiosos da cultura clássica Eric Havelock e W. J. Ong. No quarto capítulo foram abordadas as contribuições de autores da PsicologIa que enfrentaram diretamente a tarefa de elaborar teoricamente a relação entre linguagem oral e escrita do ponto de vista cognitivo e cultural, criando soluções distintas para os problemas colocados pela perspectiva sócio-histórica. O confronto das teorias contemporâneas no campo da Psicologia e Antropologia acentuou a riqueza heuristica da proposição original do modelo sócio-histórico, bem como a necessidade de considerar o lugar da linguagem oral na conformação de formas simbólicas abstratas presentes nas culturas tradicionais, sem a presença da escrita. No campo da Psicologia enfatizou-se a emergência de posições distintas a respeito da análise das conseqüências cognitivas do uso da escrita. De um lado, afirma-se que a introdução da escrita foi responsável pela transformação radical dos processos de construção e transmissão do conhecimento. De outro, afirma-se que a influência da escrita nos aspectos cognitivos é restrita e depende das atividades nas quais este instrumento está sendo utilizado. Acentuou-se também a necessidade de ampliar o quadro teórico de análise e considerar os aspectos sociais e ideológicos mais amplos que definem as relações entre linguagem e a cultura tanto em seus aspectos particulares quanto universais
Abstract: This work has been elaborated with the main object of bringing some approach to the analysis of the socio-historical model for explaining the relationships involving oral and written language. In this concern, the chief problem deals with the discussion facing oral and written language as mediating tools of human action as related to culture and cognition, with emphasis to the perspective of decontextualization in forming abstract concepts. In the first chapter, some aspects of the dialogic context and the elaboration of the concepts of culture, language and cognition have been pointed out as well as the main ideas of the english evolucionist school of anthropology and those of the french school of sociology and anthropology, with special attention to the theorical approaches of Durkheim and Lévy-Bruhl. The socio-historical theory has been uttered with emphasis, in the second chapter, conceming the genetic method and the role of oral and written language in the development of the superior psychic process. The contribution of the contemporary anthropology in the analysis of the traditional cultures, the cultural and cognitive impacts brought with the introduction of writing have been mentioned in the third chapter with particular stress to the ideas ofLevi-Strauss, Jack Goody, Brian Street and also the classical cultures specialists like Eric Havelock and W. J. Ong. In the fourth chapter, the main ideas due to the Psychology authors who faced directy the chalange of the theoretical elaboration related to oral and written language from cultural and cognitive basis developing distinct solutions to the problems settled by the socio-historical perspective. The confrontment of the contemporary theories in the fields of Psychocology and Anthropology emphasizes the heuristic richess of the original proposal of the socio-historical model as well as the need of considering the oral language role due to symbolic abstract forms in traditional iliterate societies. The field of Psychology stressed the emergency of distincts positions about the analysis of the cognitives consequences of the written use. In one side, different authors say that the introduction of writing was responsible for the radical transformation of the construction and the transmission process of knowledge. In other side, states that the influence of written language in the cognitive aspects is restricted and depends on the activities in which this tool has been used. The need of enhancing the theoretical frames of analysis was even emphasized considering the social and ideological aspects that define the relationship between language and culture even in the particular aspects as well as the universal
Palavras-chave: Comunicacao escrita
Leitura
Escrita
Linguagem escrita
Oralidade
Psicologia da Educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Gerken, Carlos Henrique de Souza. Linguagem, cognição e cultura: apontamentos para a elaboração de uma teoria sobre as relações entre a oralidade e a escrita. 1999. 229 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16413
Data do documento: 30-Nov-1999
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Henrique de Souza Gerken.pdf
  Restricted Access
14,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.