???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16423
Tipo do documento: Tese
Título: Dar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razões
Autor: Ferrari, Shirley Costa 
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: Esse estudo teve como objetivo investigar as mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens de um curso supletivo noturno, bem comoas razões atribuídas por eles para essas mudanças. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipalda periferia de São Paulo, tendo como sujeitos 33 alunos de idade entre 15 e 53 anos de idade, de uma classe de 4ª série do Ensino Fundamental. A coleta dos dados teve como principal instrumento o questionário e como instrumento complementar a entrevista coletiva. Os dados foram agrupados em categorias levantadas a partir das respostas dos alunos e nos permitiu definir dois grandes temas: Mudanças Pessoais dos alunos Adultos e Jovens e Razões para as Mudanças Pessoais. As considerações teóricas que nortearam a análise e discussão dos dados deste estudo fundamentaram-se na teoria psicológica de Henri Wallon. Os alunos adultos e jovens indicam as mudanças pessoais e atribuem como razão para elas, dentre outras, a freqüência à escola, a convivência com colegas, e a satisfação à família
Abstract: This essay has been developed in arder to investigate the personal changes from adult and young students coursing a night suppletive, and also the reasons implied by them in these changes. The research was conducted in a public school located at the suburbs in São Paulo.There were 33 students from age 15 to 53 ali coursing the 4th grade - Elementary. The main source of the information gathered was a questionary. A group interview wasalso used. The data collected from the student's interviews was separated in different categories upbringing 2 themes: the personal changes related to the adult and young students and the reasons for these personal changes. The theorical considerations which guided the analysis and discussions pointed out in these essay were based in the psychological theory by Henri Wallon. The adult and young students indicate the personal changes and relate them to their school frequency, their acquaintanceship with class-fellows and the satisfaction uponfamily values
Palavras-chave: Ensino supletivo
Supletivo nas escolas municipais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Ferrari, Shirley Costa. Dar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razões. 2001. 186 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16423
Data de defesa: 30-Nov-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Shirley Costa Ferrari.pdf9,33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.