???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16468
Tipo do documento: Dissertação
Título: Limites e possibilidades de um curso de capacitação construído em parceria com professores da escola pública
Autor: Cera, Anna Maria da Conceição Caricatti Marques
Primeiro orientador: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Resumo: Este trabalho teve origem em uma experiência de formação continuada, desenvolvida com trinta professores da Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes. Os educadores procuraram auxílio para enfrentar as dificuldades de sala de aula, buscando adquirir mais conhecimento, auto-confiança e desenvolvimento profissional. O principal objetivo deste trabalho foi identificar os limites e as possibilidades de um curso, fora da escola, que busca suprir as necessidades dos professores referentes às questões de sala de aula. Os professores reconheceram suas dificuldades e escolheram conteúdos referentes à alfabetização. Posteriormente, vivenciaram em suas classes as atividades discutidas e analisaram detalhes do movimento efetuado entre o que foi planejado e as ações praticadas na escola. As reflexões dos professores sobre o trabalho foram registradas e esses apontamentos contribuíram para organizar as ações a serem investigadas. As avaliações nos mostraram que as expectativas dos professores foram satisfeitas e que o curso contribuiu para a reflexão sobre a prática
Abstract: This research is a result of a continuing education action developed with thirty school teachers in the city of Embu das Artes, SP, Brazil. The teachers looked for support to overcome classrooms problems through the improvement of knowledge, self-reliance and professional development. This main objective of this research is to point out limits and possibitities of a training course focused on the teachers' classroom needs. Based on their problems, the teachers chose to study reading topics in the course. Following, they tried to implement the activities in their classrooms. Finally, they discussed what was planned and their classroom practices: The teachers elaborated writing reports which were helpful to follow the experience. The evaluations showed that the course met the educators objectives and help them to improve their classroom practices
Palavras-chave: Educacao continuada
Professores -- Formacao profissional
Desenvolvimento profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Cera, Anna Maria da Conceição Caricatti Marques. Limites e possibilidades de um curso de capacitação construído em parceria com professores da escola pública. 2003. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16468
Data de defesa: 30-Nov-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anna Maria da Conceicao Caricatti Marques Cera.pdf6,72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.