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Tipo do documento: Dissertação
Título: Algumas contribuições do sócio-interacionismo para se pensar sobre a prática pedagógica na educação especial
Autor: Russo, Luiza Angélica Barata
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: O presente estudo consiste numa apresentação das principais contribuições de L. S. Vygotsky para uma visão da educação especial, pautada na concepção histórica-sócio-cultural de desenvolvimento humano. Foram consultados trabalhos que permitiram sistematizar idéias de Vygotsky, que confrontadas com os procedimentos pedagógicos vigentes na educação especial, no Brasil, possibilitaram as seguintes proposições: 1. O desenvolvimento do portador de deficiência deve ser interpretado não só pelas suas manifestações primárias (biológicas), mas também em função das manifestações secundárias (sócio-culturais). 2. Os processos mentais devem ser reconhecidos sob o ponto de vista dialético, onde as funções mentais primárias e superiores se influencíam mutuamente. 3. O conceito da zona de desenvolvimento proximal viabiliza novas perspectivas metodológicas para a educação do portador de deficiência, já que considera a plasticidade das funções mentais. 4. Dada a importância da mediação do professor, na construção das funções psicológicas superiores, é justamente a adequação desta mediação às atividades coletivas, que possibilita a superação das dificuldades apresentadas pelos seus alunos no processo de aprendizagem, e nas relações interpessoais. Tais proposições apontam para a necessidade de se refletir a respeito de mudanças na formação do professor especializado, além de se pensar em pesquisas dentro desta concepção sócio-interacionista que fornecessem subsídios para a estruturação de uma prática pedagógica e um currículo escolar, a serviço da integração sócio-cultural do aluno portador de deficiência
Palavras-chave: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934
Educacao especial
Psicologia educacional
Aluno deficiente
Desenvolvimento humano
Educacao para deficientes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Russo, Luiza Angélica Barata. Algumas contribuições do sócio-interacionismo para se pensar sobre a prática pedagógica na educação especial. 1994. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16471
Data de defesa: 30-Nov-1994
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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