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Tipo do documento: Tese
Título: Formação profissional para educação infantil: subsídios para idealização e implementação de projetos
Autor: Machado, Maria Lucia de A. 
Primeiro orientador: Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
Resumo: Com base nas exigências da LDB justifica-.se uma investigação que permita delimitar qual a formação possível e necessária para os profissionais de educação infantil. Por outro lado, assume-se uma concepção de currículo baseada na vinculação e articulação permanente entre pressupostos teóricos, decisões políticas, seleção de conteúdos curriculares e interações presentes no cotidiano dos projetos de formação. Pretende-se oferecer uma contribuição à idealização e implementação de projetos de formação profissional para educação infantil direcionados a jovens e adultos histórica e socialmente situados que atuam ou atuarão em funções docentes e não docentes em instituições dos sistemas educacionais. Para tanto a questão que delimitou o processo investigativo foi a de localizar a especificidade da atuação dos profissionais de educação infantil, cuidar e educar crianças de O a 6 anos na perspectiva das interações sociais, em contextos coletivos tais como creches, pré-escolas ou centros de educação infantil funcionando em período parcial ou integral, no nível de ensino identificado como primeira etapa da educação básica. Do percurso descrito resulta o presente trabalho, o qual será apresentado com o intuito de, em um primeiro momento, identificar elementos para a idealização e implementação de projetos de formação de profissionais para educação infantil (ver capítulos I e II). Em um segundo momento organizam-se esses ingredientes de forma a compor um conjunto articulado que possa vir a inspirar projetos de formação específicos (ver capítulo III)
Palavras-chave: Educacao pré-escolar
Educadores
Professores - Formação profissional
Educação básica
LDB
Profissionais leigos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Machado, Maria Lucia de A.. Formação profissional para educação infantil: subsídios para idealização e implementação de projetos. 1998. 274 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16476
Data de defesa: 30-Nov-1998
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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