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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentimentos: um estudo com alunos deficientes que frequentam a escola comum - a luz da teoria de Henri Wallon
Autor: Schulze, Eliza Montrezol 
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: Este trabalho partiu da necessidade de conhecer os sentimentos de alunos deficientes que frequentam a escola comum. Para este olhar a pesquisadora se inspirou na psicogenética de Henri Wallon por considerar que esse teórico, em sua teoria de desenvolvimento, introduz um componente de constituição do sujeito pouco explorado no cotidiano da escola comum, e erroneamente utilizado no cotidiano da escola especial, a afetividade. Junto com o motor e o cognitivo, a afetividade é um dos conjuntos funcionais que, segundo Wallon, se fundem formando a pessoa que se constitui em um conjunto funcional. A pesquisadora, por meio de entrevista em grupo, ouviu adolescentes deficientes que frequentam escola comum e adolescentes deficientes que frequentam escola especial, para conhecer os sentimentos deles em relação à escola. O sentimento mais relacionado com o aprender e o estudar é o prazer. O ato de aprender suscita o sentimento de prazer. A alegria está relacionada com ter amigos. A raiva é mencionada por apenas um sujeito da pesquisa, relacionado com "lição difícil", e o sentimento de medo não estabelece nenhuma relação com a escola. Ele está mais relacionado com problemas sociais, como o preconceito e a violência. Assim, a conclusão a que essa pesquisa chega, ouvindo os sentimentos da pessoa deficiente em relação a sua inserção na escola comum, é a de que os alunos gostam da escola. Têm prazer de estar lá, pois é na escola que se aprende. Esse prazer em aprender aparece tanto nos alunos que frequentam a escola comum como nos que frequentam a escola especial
Palavras-chave: Pessoas portadoras de deficiencia -- Educacao
Escola especial
Teoria walloniana de desenvolvimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Schulze, Eliza Montrezol. Sentimentos: um estudo com alunos deficientes que frequentam a escola comum - a luz da teoria de Henri Wallon. 2000. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16485
Data de defesa: 13-Nov-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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