???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16499
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
Autor: Godoy, Vera Regina Mendes de
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os sentimentos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos em relação aos professores, aos colegas de classe, às formas de ensinar, à grade curricular e a organização geral da suplência. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, com um grupo de 6 alunos que estavam concluindo a 8ª série. Os dados foram coletados através de questionário e entrevista coletiva. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria psicogenética de Henri Wallon. Os resultados apresentaram oscilações nos sentimentos dos alunos entrevistados, como medo, satisfação e desapontamento em relação aos professores; sentimentos de constrangimento, respeito e realização em relação aos colegas; satisfação, desânimo, confusão e decepção em relação às formas de ensinar e insatisfação em relação à grade curricular
Abstract: This study had the objective of investigating students feelings of the young and adults education. The research was developed in a municipal public school of São Paulo using a 6 (six) student group which was concluding the last year of fundamental education. The information was collected through questionnaire and collective interview. The information analysis was conducted in the light of psycho-genetic theory of Henri Wallon. The results present oscillation in the interviewed students feelings, such as fear, satisfaction and disappointment in relation to the teachers; constraint, respect and achievement in relation to the classmates; satisfaction, discouragement, confusion and disappointment in relation to the way of teaching and anxiety in relation to the curriculum table of contents
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Sentimentos e Emoções
Suplência do Ensino Fundamental
EJA
Educação de adultos
Ensino supletivo - Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Godoy, Vera Regina Mendes de. Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16499
Data de defesa: 2-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERA REGINA MENDES DE GODOY.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.