???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16501
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ciclos escolares: um estudo na rede municipal de ensino de São Paulo
Autor: Machado, Simone Aparecida
Primeiro orientador: Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa
Resumo: No quadro das reformas educacionais no Brasil, a partir da década de 80 do último século, as iniciativas de estruturação do ensino fundamental em ciclos tem se mostrado como opção de algumas redes públicas de ensino. As políticas educacionais implantadas devem concretizar-se nas escolas e na sala de aula, constituindo-se por meio da ação dos educadores. Este estudo tem por objetivo investigar a concepção (ou as concepções) dos professores sobre o ensino em ciclos. Seus resultados podem permitir melhor compreender que relações existem entre essa modalidade de ensino e o fracasso escolar. Para esta pesquisa, optou-se pela experiência da Rede Municipal de Ensino de São Paulo como campo investigativo, tendo como sujeitos, os professores do ensino fundamental de uma escola desta rede pública. Em uma primeira etapa, foram aplicados trinta questionários com questões abertas e, posteriormente, realizadas quatro entrevistas. Os dados, sendo submetidos a uma análise de cunho quantitativo e qualitativo, tiveram seus resultados confrontados com os dados de documentos e orientações oficiais, e a literatura da área. A partir desta análise, chegou-se à conclusão de que o discurso dos professores não se revela contra os ciclos, sendo que há uma boa aceitação, por parte dos educadores, dos seus fundamentos e objetivos. No entanto, esse mesmo discurso aponta que o ensino em uma perspectiva de ciclos não se concretiza na prática docente, no cotidiano escolar. Este dado pode indicar que essa dicotomia, instaurada na escola e na sala de aula, mantém e alimenta o fracasso escolar, no contexto da escola ciclada. A hipótese levantada abre possibilidade para novos estudos e novas pesquisas.
Palavras-chave: ciclos
ensino
aprendizagem
fracasso escolar
Avaliação educacional
Rendimento escolar - Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Machado, Simone Aparecida. Ciclos escolares: um estudo na rede municipal de ensino de São Paulo. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16501
Data de defesa: 9-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimoneMachado.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.