???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSabbag, Sandra Papesky-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778066D5por
dc.contributor.advisor1André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:59Z-
dc.date.available2009-09-03-
dc.date.issued2004-11-30-
dc.identifier.citationSabbag, Sandra Papesky. O potencial do registro escrito significativo na constituição da identidade docente. 2004. 271 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16545-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata do potencial do registro escrito significativo na constituição da identidade docente. Este registro é caracterizado pelo sentido que a pessoa atribui à sua atividade, ou seja, decorre daquilo que significativamente experimenta no exercício cotidiano da sua profissão. Trata-se, portanto, do registro pós-facto, revelador de motivo(s) que a levou a escrever, impulsionada pelas marcas emocionais que permitiram a "inscrição" do evento em sua consciência. Foram coletados, ao longo de aproximadamente um ano (ago/02- ago/03) e através de correio, os registros de dois professores que atuavam no município de Rafael Jambeiro (BA). Foi estabelecido com eles um "contrato" no qual era previsto que registrassem episódios de sua prática docente na forma de "memoriais" correspondentes a períodos quinzenais e/ou mensais e os remetessem à pesquisadora a cada bimestre. À medida que lia e analisava os memoriais, a pesquisadora os enviava de volta aos professores, fazendo alguma intervenção a partir do conteúdo de seus registros. Concluída a fase da coleta de dados, numa visita ao referido município, a pesquisadora organizou a devolutiva com os participantes; configurando um espaço de formação presencial. Foi possível verificar que o registro escrito significativo possibilitou aos professores tomarem consciência das emoções que os levaram a pensar e a, agir em diferentes situações, permitindo-lhes estarem atentos a quais situações deveriam evitar ou repetir, no exercício da sua atividade docente, em função das emoções que neles "inscreveram" o episódio, transformando-o em conteúdo de consciência. Por outro lado, a sistematização da prática do registro, ao proporcionar sucessivos processos de tomada de consciência, pôde encaminhá-los a tomada de decisões, permitindo-lhes experimentar mudanças na atividade ou mudança de atividade, como ocorreu com um dos participantes. De uma forma ou de outra, o registro significativo ofereceu aos professores oportunidades de se reverem na história da sua docência, servindo-lhes de álbum com fotografias escritas da sua constituição identitária e instrumento da imaterialidade da consciência, na qual atividade e afetividade permanentemente encontram-se e modificam-sepor
dc.description.abstractThis research dealing of the potential significative written register in the formation of teacher's identity. This register describe for the feeling who the person impute to your activity, in another words, originate from meaningful to experiment daily in your own occupation. However, from register post fact, developer of cause who consider to write, stimulate for emotional marks which allowed the "inscription" in the event matter of conscience. In the time of almost one year (Aug/O2- Aug/O3),were collected, and through of mail too, the registers from two teachers who was teaching in the Rafael Jambeiro city (BA - BR). Established with them an "agreement" which was anticipated who them make notes of episode from your teaching practice in the sort of "memorandum" during a time fortnightly or monthly and send it to researcher in each bimester. While I was reading and making analysis of the memorandum, the researcher returned to the teachers, making in intervention about their contents registered. Concluded the stage of collect of information at a visit above mentioned city, the researcher organize a feedback to involved in, like a presencial formation place. Was possible check which written register significative to enable teachers taken conscience of emotion to let in a think and an action in many different situations, allowed to be respectful in which situation they have avoid or repeat, in the practice of teaching activity, at function of emotion who them "inscribe" the episode, change it in contents of conscience. Otherwise, the systemize of practice of register, provide successive process to taken conscience, guiding to take a decision, consenting them to experiment change in the activity or change to another activity, how happened with one of them. At any rate, the register significative offered many ways to teachers see again in the history of your own practice, benefiting like a write photograph album of theirs formation of identity and a immateriality's instrument of conscience, in which activity and affectivity are always meeting and modifyingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:57:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Papesky Sabbag.pdf: 17620960 bytes, checksum: 91d5be4df642203c3da6b1dee4d3a314 (MD5) Previous issue date: 2004-11-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32768/Sandra%20Papesky%20Sabbag.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectRegistro significativopor
dc.subjectConstituição da identidadepor
dc.subjectTomada de consciênciapor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectSignificative registereng
dc.subjectFormation of identityeng
dc.subjectTaken of conscienceeng
dc.subjectChangeeng
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectIdentidade (Psicologia)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleO potencial do registro escrito significativo na constituição da identidade docentepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Papesky Sabbag.pdf17,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.