REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16546
Tipo: Dissertação
Título: Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em situações variadas
Autor(es): Zanella, Andréa Vieira
Primeiro Orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Resumo: A presente dissertação, de cunho teórico, resgata o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, proposto por Lev Semionovitch Vygotski no inicio da década de 30. Esse conceito apresenta-se como extremamente promissor para a prática pedagógica, na medida em que ressalta o papel fundamental da aprendizagem e das interações sociais para o desenvolvimento humano. Para fins do presente estudo foram selecionados, portanto, quatro trabalhos - dois na literatura nacional e dois na literatura estrangeira - sendo estes analisados e confrontados à luz da teoria de Vygotski, levando-se em conta o contexto social, histórico e politico em que foi cunhada. Constatou-se que, apesar de algumas diferenças, em todos os estudos analisados há uma ênfase no conceito de Zona de Desenvolvimento proximal enquanto campo criado na e pela interação social. Assim, decidiu-se por esboçar uma definição do conceito que, tal como, entendido, engloba de forma mais adequada a sua complexidade, notadamente para a situação escolar
Abstract: This present dissertation, theorical in chacacter, retrieves the Zone of proximal Development concept proposed by Lev Semionovitch Vygotski in the beginning of the 30's. This concept is presented as extremely promissing for pedagogic purposes, as it reinforces the vital role of apprenticeship and the social interactions for the human development. Therefore, for the present study, four selected - two of them from national literature and two others from foreign literature. These works have been analyzed and compared in the light of vygotski's theory, taking into consideration the political, historical and social context in which it wzs coined. As result, we could verify that, in spite of some differences, all the analysed studies share an enphasis on the Zone of proximal Development concept regarding the field created in and by the social interaction. Thus, we decided to sketch out a definition of the concept which, as it is viewed, approaches its complexity more adequately, particulary the school situation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Zanella, Andréa Vieira. Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em situações variadas. 1992. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16546
Data do documento: 30-Nov-1992
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Vieira Zanella.pdf
  Restricted Access
6,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.