REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorZanella, Andréa Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723197E4por
dc.contributor.advisor1Davis, Claudia Leme Ferreira-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:58:00Z-
dc.date.available2009-09-04-
dc.date.issued1992-11-30-
dc.identifier.citationZanella, Andréa Vieira. Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em situações variadas. 1992. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16546-
dc.description.resumoA presente dissertação, de cunho teórico, resgata o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, proposto por Lev Semionovitch Vygotski no inicio da década de 30. Esse conceito apresenta-se como extremamente promissor para a prática pedagógica, na medida em que ressalta o papel fundamental da aprendizagem e das interações sociais para o desenvolvimento humano. Para fins do presente estudo foram selecionados, portanto, quatro trabalhos - dois na literatura nacional e dois na literatura estrangeira - sendo estes analisados e confrontados à luz da teoria de Vygotski, levando-se em conta o contexto social, histórico e politico em que foi cunhada. Constatou-se que, apesar de algumas diferenças, em todos os estudos analisados há uma ênfase no conceito de Zona de Desenvolvimento proximal enquanto campo criado na e pela interação social. Assim, decidiu-se por esboçar uma definição do conceito que, tal como, entendido, engloba de forma mais adequada a sua complexidade, notadamente para a situação escolarpor
dc.description.abstractThis present dissertation, theorical in chacacter, retrieves the Zone of proximal Development concept proposed by Lev Semionovitch Vygotski in the beginning of the 30's. This concept is presented as extremely promissing for pedagogic purposes, as it reinforces the vital role of apprenticeship and the social interactions for the human development. Therefore, for the present study, four selected - two of them from national literature and two others from foreign literature. These works have been analyzed and compared in the light of vygotski's theory, taking into consideration the political, historical and social context in which it wzs coined. As result, we could verify that, in spite of some differences, all the analysed studies share an enphasis on the Zone of proximal Development concept regarding the field created in and by the social interaction. Thus, we decided to sketch out a definition of the concept which, as it is viewed, approaches its complexity more adequately, particulary the school situationeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32772/Andrea%20Vieira%20Zanella.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleZona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em situações variadaspor
dc.typeDissertaçãopor
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