???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713054D8por
dc.contributor.advisor1Mahoney, Abigail Alvarenga-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:58:01Z-
dc.date.available2005-08-16-
dc.date.issued2005-08-18-
dc.identifier.citationCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa. Afetividade e docência: um estudo com professoras das séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16554-
dc.description.resumoO presente trabalho surgiu de inquietações acerca da afetividade e de como lidar com a dimensão afetiva na relação professor-aluno em todos os momentos de sua interação. Utilizei o espaço da sala de aula, onde as circunstâncias oferecem, a todo o momento, um ir e vir de emoções e sentimentos e, seja qual for a proposta pedagógica, a dimensão afetiva está presente, não sendo menos importante que a cognitiva, pois ambas formam um par dialético. O objetivo do trabalho foi identificar quais são os sentimentos experimentados por professoras do Ensino Fundamental no dia-a-dia da sala da aula e quais são as situações indutoras desses sentimentos. Os dados foram colhidos por meio de entrevista semi-estruturada, tendo como participantes uma professora de 3ª e uma professora de 4ª série do Ensino Fundamental público estadual. Os resultados apontaram sentimentos positivos e negativos, na construção da relação professor-aluno; revelaram sentimentos das professoras que extrapolaram a esfera da sala de aula tais como em relação ao governo, a família dos alunos, a direção da escola e, sobretudo, indicaram a necessidade de trabalhos de formação inicial e continuada que desenvolvam a capacidade dos professores em lidar com a afetividade que permeia a docência.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:58:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Maria Gimenes Correa Calil.pdf: 1212831 bytes, checksum: 529e6fe9bda5aa13e15c8c701c003d64 (MD5) Previous issue date: 2005-08-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32769/Ana%20Maria%20Gimenes%20Correa%20Calil.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectsentimentospor
dc.subjectprocesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectAfeto (Psicologia)por
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.titleAfetividade e docência: um estudo com professoras das séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Maria Gimenes Correa Calil.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.