???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16566
Tipo do documento: Tese
Título: O discurso do adolescente: um enfoque fenomenológico-hermenêutico
Autor: Paschoal, Nícia 
Primeiro orientador: Martins, Joel
Resumo: Os caminhos des-velados por Martin Heidegger ao referir-se ao ser humano como "Dasein" cuja linguagem expressa o discurso, inspiraram a escolha da questão desta pesquisa. Havendo observado, durante longos anos de convívio com adolescentes e educadores as falhas que se mostram na ação educativa, tanto na instituição escolar formal quanto na família, a autora interessou-se em buscar novos caminhos que levassem a possibilidade de recuperar a educação. Encontrou-se na investigação daquilo que os adolescentes, ao se expressarem, dizem, nomeiam, pronunciam, enunciam e denunciam, forneceu-lhe o material para a reflexão e interpretação hermenêutica
Palavras-chave: Adolescentes
Adolescentes e educadores
Adolescentes e escola
Adolescentes e familia
Discurso humano
Linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Paschoal, Nícia. O discurso do adolescente: um enfoque fenomenológico-hermenêutico. 1985. 705 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1985.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16566
Data de defesa: 30-Nov-1985
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nicia Paschoal.pdf31,97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.