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Tipo do documento: Tese
Título: Esperanças equilibristas: a inclusão de pais de filhos com deficiência
Autor: Campos, Crispim Antonio
Primeiro orientador: Spink, Mary Jane Paris
Resumo: Esta tese aborda as experiências de pais que possuem filhos com deficiência e a necessidade de repensar a inclusão social desses mesmos pais. Tem como objetivo, conhecer um pouco mais de seu cotidiano em relação à deficiência e suas complexidades, descrever as características desse tipo de família, discutir ainda o preconceito que recai também sobre os filhos, problematizar a cidadania em relação à educação inclusiva, analisar os procedimentos e os dados obtidos em nossa pesquisa. Partimos de uma abordagem psico-social para darmos conta dessas discussões que são caracterizadas pelos relatos e depoimentos dos pais. O trabalho discute o papel dos pais e suas relações com o preconceito, a educação inclusiva e a cidadania que são questões diretamente relacionadas aos pais e à deficiência. As entrevistas com os pais refletem suas histórias de vida e nos permite concluir que se houver uma maior participação deles nas políticas sociais, considerando que, se os pais forem também inclusos, haverá também maior inclusão de seus filhos. A discussão teórica precede os depoimentos, e esses últimos a complementam. Os depoimentos descrevem a realidade dessas famílias, e a teoria procura demonstrar que a preocupação com a inclusão social não deve ter como foco somente os filhos, mas de maneira similar os pais, uma vez que estes constituem, primeira e definitivamente, o núcleo no qual a pessoa com deficiência se desenvolve. Apesar de comumente se pensar a escola como unidade de inclusão social, esse trabalho pretende evidenciar a importância de se iniciar um trabalho inclusivo que abarque os pais, de forma a fornecer-lhes algum suporte no seu enfrentamento com a deficiência
Abstract: This thesis approaches the parent s experiences who possess children with disability and the necessity of rethinking the social inclusion concerning to those parents. Its aim is to know a little bit more their daily life in relation to the disability and its complexities, to describe the features of this kind of family, to discuss the prejudice towards their children, to criticize the citizenship role upon inclusive education, to analyse the procedures and the data obtained from our research. One starts from a psychosocial approach in order to understand better all those discutions which are defined by parents reports and testimonies. This work talks about parents role and their relations to the prejudice, to the inclusive education and to the citizen ship, which are issues directly related to the disability. The interviews extracted from the parents testimonies show us their life stories, and they allow us to conclude that if there is a greater participation in social life, considering that if the parents will be included in social policies, so will be their children. The theoretical discussion precedes the testimonies, and those ones supplement it. The testimonies describe the families reality, and the theories serves to demonstrate that the preoccupation towards the social inclusion should not only concern to the children, but also to the parents, since they constitute once for all the nucleus in which the person with disability develops itself. Despite of considering the school as a unit of social inclusion, this work intends to highlight the importance in starting an inclusive task which involves the parents, so that it can provide some support in their struggle against disability
Palavras-chave: Inclusão social
Pais
Filhos
Deficiência
Psicologia social
Social inclusion
Parents
Children
Disability
Social psychology
Criancas deficientes
Pais de criancas deficientes
Deficientes -- Relacoes com a familia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Campos, Crispim Antonio. Esperanças equilibristas: a inclusão de pais de filhos com deficiência. 2007. 124 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17219
Data de defesa: 19-Sep-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social

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