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Tipo do documento: Tese
Título: Entre o exílio e a libertação: uma análise psicossocial da tecnologia assistiva
Autor: Castiglioni, Maria do Carmo 
Primeiro orientador: Sawaia, Bader Burihan
Resumo: O presente estudo é uma análise crítica da tecnologia assistiva. Parti do suposto que a compreensão da função da tecnologia assistiva envolve várias dimensões: mecânica-instrumental; ético-política e afetiva-subjetiva. Para o aprofundamento dessa reflexão crítica, orientei-me pela perspectiva analítica desenvolvida no Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusãollnclusão (NEXIN), baseada na Escola Soviética de Psicologia Sócio- Histórica destacando Vygotsky. Complementei as reflexões por meio do diálogo com a Escola de Frankfurt, particularmente Herbert Marcuse e com os autores que refletem sobre a tecnologia aplicada a corpos que atualizam o debate sobre a mesma. Estipulei a categoria sentido, na concepção vygotskyana para compreender como a tecnologia assistiva afeta a pessoa com deficiência. Para obtenção desses dados, utilizei como procedimento: visita domiciliar, observação, conversa informal e entrevista com três pessoas com diferentes deficiências que utilizavam equipamentos tecnológicos diversos. Optei por aprofundar um caso e elaborar a interpretação do sentido da tecnologia assistiva apenas em Koch. Nesse estudo de caso, a ambigüidade da tecnologia chega ao apogeu - objeto de amor e ódio, catalisador de grande entusiasmo e de afecções tristes. Na conclusão, o grande problema é o "fator humano". E o que se recusa na tecnologia assistiva é quando esta se mostra ineficaz
Abstract: The present study is a critical analysis on "assistive" technology, assuming that the function's comprehension of the "assistive" technology embraces several dimensions, such as, instrumental mechanics, politics-ethics and subjective-affective In arder to make a profound study of the mentioned criticaI reflection, this factors. investigation followed the analytical perspective developed by the Nucleus of Psychosocial Study of the Dialectics Exclusion/lnclusion (NEXIN), based on the Soviet School of Social-Historic Psychology, calling special attention to Vygotsky. Such reflections were complemented by means of a correlation between the Frankfurt School, particularly Herbert Marcuse, and some authors who works on technology applied towards the body, which brings up-to-date the discussions about technology in itself. For this purpose, the sense's category was the subject chosen in accordance with vygotsky's conception as to comprehend how the "assistive" technology affects disabled people. Thus, to a more efficient data acquisition, this study made use of the folloyving proceedings: domiciliary visitation, observation, informal chat and interview made with people with three different disabilities who use various technological equipments. However, this study deepened on a specific case in arder to examine the interpretation of the "assistive" technology of the sense only under the Koch's concepts. In such case study, we can see the ambiguity caused by the use of the technology coming to its apogee, as object of both lave and hate, as well as a catalyzer of great enthusiasm and sad affection. As conclusion, the big problem shown by this study is the "human factor", which inefficiency has leaded to an "assistive" technology refusing
Palavras-chave: Centros de tecnologia assistiva
Tecnologia aplicada a corpos
Exclusao/inclusao social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Castiglioni, Maria do Carmo. Entre o exílio e a libertação: uma análise psicossocial da tecnologia assistiva. 2003. 119 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17271
Data de defesa: 30-Nov-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social

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