REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17330
Tipo: Tese
Título: Dança em ação: política de resistência no Encarnado de Lia Rodrigues
Título(s) alternativo(s): Dance in action: politics of resistence in the Incarnat of Lia Rodrigues
Autor(es): Guzzo, Marina Souza Lobo
Primeiro Orientador: Spink, Mary Jane Paris
Resumo: A arte é uma forma de comunicação entre artistas e interlocutores que se relacionam a partir de uma rede de pessoas, coisas, forças e sentidos, numa experiência de partilha do sensível. Essa experiência compartilhada pode ter efeitos políticos e transformadores, entendendo político para além do exercício do poder ou do governo, mas como a atividade que organiza as pessoas, as coisas, as circulações e as maneiras de fazer. A proposta desta pesquisa foi entender como é construído o sentido político para uma obra de arte tomando como exemplo um espetáculo de dança contemporânea, o ENCARNADO de Lia Rodrigues. Partimos do pressuposto que um espetáculo de dança atua como uma rede de materialidades e socialidades e os sentidos políticos são construídos a partir de uma série de acontecimentos e atores, que caracterizam a potência transformadora da obra. A metodologia empregada nesta pesquisa foi feita com as contribuições da Teoria Ator-Rede (ANT), como um esforço de sistematização de uma forma de pensar e tratar a realidade que, ao invés de interpretar o mundo, visa descrevê-lo levando em conta a sua hibridização. As redes do ENCARNADO foram analisadas a partir da descrição (ou uma versão dela) do espetáculo de dança, de seus personagens, atores, materialidades, lugares, deixando o papel do pesquisador como aquele que evidencia diferentes narrativas a respeito do espetáculo, a partir das questões e problematizações junto com os atores. A ação política só pode se desenvolver a partir de um conjunto de ações paralelas e preparatórias, entrelaçadas na rede do ENCARNADO. Algumas dessas ações foram analisadas: escolhas temáticas e estéticas, as atuações do coreógrafo/bailarino em relação ao seu próprio trabalho ou às políticas públicas de dança, a escolha dos espaços e lugares de ensaio, pesquisa, criação e apresentação das obras e ressonâncias e repercussões junto ao público e à crítica). São elas que juntas, tornam visível o invisível, reinventando discursos e lugares para resistir no presente
Abstract: Art is a form of communication between artists and interlocutors that relate to each other through a network of people, things, strengths and senses, in an experience of sharing the sensible. This shared experience may have political and transforming effects, understanding political as something beyond the exercise of power or government, but as an activity that organizes people, things, circulations and ways of doing. The proposal of this research was to understand how is the political sense constructed for a work of art by taking a contemporary spectacle of dance, "The Incarnate" by Lia Rodrigues as an example. We start with the assumption that a dance spectacle acts as a network of materialities and socialities and the political senses are built after a series of happenings and actors, which characterize the changing potency of the work. The methodology used in this research was made with the contributions of the Actor-Network Theory, as an effort of systemization of a form of thinking and handling reality, which, instead of interpreting the world, tries to describe it by taking its hybridization under consideration. The Networks from "The Incarnate" were analyzed with the description (or a version of it) of the dance spectacle, of its characters, its actors, materialities, places, leaving the part of the researcher as the one that evidences different tellings regarding the spectacle, after the questions and issues with the actors. The political action was compared to weaving, which can only develop itself after a group of parallel and preparatory actions, connected between themselves as the warp, the plot. Thus, "The Incarnate" was presented as a network that, with diverse plots (aesthetic and thematic choices, the acting of the choreographer / dancer in relation to his own work or to public policies of dance, the choice of spaces and places of practice, research, creation and presentation of the works and resonances and repercussions with public and critic) makes visible the invisible, reinventing speeches and places to resist in the present
Palavras-chave: Dança
Arte e política
Práticas discursivas
Dance
Political
Discursive practices
Social psychology
Rodrigues, Lia
Lia Rodrigues Companhia de Dancas -- Encarnado -- Critica e interpretacao
Danca moderna
Psicologia social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Guzzo, Marina Souza Lobo. Dança em ação: política de resistência no Encarnado de Lia Rodrigues. 2009. 217 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17330
Data do documento: 18-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Souza Lobo Guzzo.pdf21,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.