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Tipo do documento: Tese
Título: A compreensão da medida e a medida da compreensão: origens e transformações dos testes psicológicos
Título(s) alternativo(s): Comprehending measures and measuring comprehension: origins and transformations of psychological tests
Autor: Silva, Maria Cecilia de Vilhena Moraes 
Primeiro orientador: Guedes, Maria do Carmo
Resumo: Desde sua criação, os testes psicológicos têm sido usados em diferentes contextos, subsidiando decisões que afetam a vida de muitas pessoas. Seu uso adequado tem, como condição fundamental, o conhecimento de seus pressupostos teóricos e de suas limitações. O objetivo deste trabalho é explicitar tais pressupostos e demonstrar que o rótulo genérico testes psicológicos é inadequado para abrigar a diversidade de instrumentos do exame psicológico existentes. Com base em Pierre Bourdieu, considera-se o conhecimento científico como uma atividade social, sendo a conformação de um campo científico decorrente da configuração das forças que o compõem e de seus respectivos pesos em um dado momento histórico. Procura-se recuperar a trajetória de Alfred Binet e de Francis Galton, dois dos principais atores do campo do exame psicológico, abordando o contexto pessoal, social e histórico em que desenvolveram suas obras, e a influência de suas ideias na conformação posterior do campo. A partir disso, procura-se diferenciar técnicas projetivas e testes psicométricos, discutir as implicações de considerá-los sob o mesmo rótulo na conformação do campo do exame psicológico no Brasil de hoje e apontar aspectos importantes da formação do psicólogo para o uso adequado desses instrumentos
Abstract: Since they were created, psychological tests have been used in different contexts to support decisions that affect the life of many people. If they are to be used properly, it is critical to know both their underlying theoretical assumptions and their limitations. This thesis aims to bring to light such assumptions and to demonstrate that psychological tests , as a generic label, is not suited for the broad array of psychological assessment techniques available today. Based on the work of Pierre Bourdieu, who considers scientific knowledge as a social activity and the conformation of scientific fields as stemming from the configuration of the forces that conform it in a given historical period, this thesis investigates the trajectory of Alfred Binet and Francis Galton, two important actors of the psychological assessment field, considering the personal, social and historical context of their work, and the influence of their contributions to the subsequent conformation of this field. The differences between projective techniques and psychometrical tests are highlighted and the implications of considering both as psychological tests for the conformation of the psychological assessment field in Brazil, today, are discussed. A few issues regarding the education of qualified psychologists for the proper use of these techniques are also considered
Palavras-chave: História dos testes psicológicos
Abordagem nomotética versus idiográfica
Identidade profissional do psicólogo
Testes psicométricos
History of psychological tests
Nomothetic versus idiographic approaches
Francis Galton
Alfred Binet
Professional identity of psychologists
Psychometrical tests
Projective techniques
Binet, Alfred [1857-1911]
Galton, Francis -- Sir -- 1822-1911
Psicometria
Tecnicas projetivas
Testes psicologicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Silva, Maria Cecilia de Vilhena Moraes. Comprehending measures and measuring comprehension: origins and transformations of psychological tests. 2010. 112 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17403
Data de defesa: 16-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social

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