???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17484
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interfaces: um estudo dos Núcleos de Estudo e Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC SP
Autor: Leão, Paula Silva 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Lucia
Resumo: Esta dissertação de mestrado visou conhecer os Núcleos de Ensino e Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC SP e suas contribuições para a formação profissional. Os Núcleos de Estudos e Pesquisa na PUC-SP fomentam a pesquisa no Serviço Social e são integrados pelos docentes e discentes dos cursos de pós-graduação e de graduação. A perspectiva desses núcleos tem sido a de incrementar a pesquisa, visando fundamentalmente à capacitação de recursos humanos para a atividade investigativa, tanto ao nível qualitativo, quanto quantitativo. Estudamos a trajetória histórica de implantação dos Núcleos de Estudos e Pesquisa em Serviço Social da PUC - SP e suas contribuições ao processo formativo dos alunos. Mapeamos os Núcleos de Estudos e Pesquisa em Serviço Social da Pós Graduação da PUC SP. Tivemos por objetivo norteador conhecer a história dos Núcleos para compreender a importância dos mesmos na formação de conhecimento para o Serviço Social. Criamos uma fonte de informações sobre os Núcleos. Realizamos um estudo sobre a produção dos Núcleos e repercussões na formação profissional dos alunos. Iniciamos este trabalho com pesquisa bibliográfica, buscamos as produções de Pesquisa no Serviço Social para visualizarmos a proximidade dos Núcleos não só com a pesquisa, mas procurando entender como isto contribui para a formação do profissional. Tivemos por base, leitura de anais, revistas, teses, dissertações, materiais disponibilizados on-line e documentos presentes na biblioteca da PUC SP e no Programa de Ensinos Pós Graduados em Serviço Social da PUC SP. A metodologia de pesquisa aplicada nesta dissertação esteve substanciada: no mapeamento dos Núcleos de Pesquisa em Serviço Social da Pós Graduação da PUC SP, para assim, compreender como eles funcionam, suas dinâmicas, trajetórias, produções e repercussões. Analisamos suas propostas investigativas e formativas; no levantamento de dados formais e informais sobre os Núcleos cadastrados, no estudo documental e bibliográfico dos Núcleos a partir do credenciamento do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social; nas entrevistas com os coordenadores dos Núcleos de Ensino e Pesquisa em Serviço Social da PUC SP e no Grupo Focal com integrantes dos Núcleos. Assim, fizemos análise dos discursos, concomitantemente analisando a Pesquisa no Serviço Social. Nas considerações finais aponta-se para o fato de que os Núcleos são espaços diferenciados de formação, mas que carecem de maior visibilidade de fomento
Abstract: This dissertation aimed to know the Centers for Education and Research Program of Postgraduate Studies in Social Work at PUC - SP and its contributions to training. The Centers for Study and Research at PUC-SP foster research in social work and are integrated by teachers and students of post-graduate and undergraduate. The prospect of these cores has been to foster research, aimed primarily at training human resources for research activity, both qualitative and quantitative. We performed the historical trajectory and deployment of Core Studies and Research in Social Work at PUC - SP and his contributions to the educational process of students. We mapped the Centers for Study and Research in Social Service Graduate PUC SP. Our aim was to know the history of guiding cores to understand their importance in the formation of knowledge for social work. We create a source of information on Nucleus. We conducted a study on the production of nuclei and their effects on training of students. We started this work with literature, we sought the production of Research in Social Work to visualize the proximity of the nuclei not only in research but seeking to understand how this contributes to the professional training. We had a basic reading of annals, journals, theses, dissertations, materials available online and documents in the library at PUC SP and Programme of Postgraduate Teaching in Social Work, PUC SP. The research methodology applied in this thesis was substantiated: the mapping of the Centers for Research in Social Service Graduate PUC SP, thus, understand how they work, their dynamic trajectories, outputs and impacts. We analyze their proposals and investigative training, the survey of formal and informal data on Nuclei registered in documentary and bibliographic study of cores from the Accreditation Program Post - Graduate Studies in Social Work, in interviews with the coordinators of the Education Centers and Research in Social Work at PUC - SP and the Focus Group with members of the Nuclei. So we did discourse analysis, simultaneously analyzing the Research in Social Work. The final remarks pointing to the fact that the nuclei are differentiated spaces for training, but they need greater visibility into promotion
Palavras-chave: Núcleos de estudo e pesquisa
Formação profissional
Pesquisa no serviço social
Core study and research
Training
Research in social work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Leão, Paula Silva. Interfaces: um estudo dos Núcleos de Estudo e Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC SP. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17484
Data de defesa: 19-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Silva Leao.pdf810,34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.