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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação profissional em Serviço Social na perspectiva da ética profissional e dos Direitos Humanos
Título(s) alternativo(s): The Social Work Professional training in the perspective of professional ethics and Human Rights
Autor: Silva, Rosane Durval da
Primeiro orientador: Martinelli, Maria Lúcia
Resumo: O presente estudo apresenta uma análise sobre a formação em nível de graduação em Serviço Social, na perspectiva da ética profissional e dos direitos humanos. Objetiva-se com a pesquisa analisar se a formação em nível de graduação em Serviço Social contribui para a compreensão da ética profissional e dos direitos humanos que perpassam o cotidiano profissional. Dessa forma, buscou-se compreender e analisar como a questão da ética profissional perpassa o cotidiano profissional, identificando os subsídios fornecidos no processo formativo e a relação da ética profissional com os direitos humanos. Dessa maneira, a análise situa-se a partir dos anos 1990, quando houve uma sistematização de uma ética para o Serviço Social. Recorre-se a análises e publicações do conjunto da categoria profissional, sobre a ética e a ética profissional, bem como sua fundamental importância para a formação profissional. Para compreender os elementos subsidiados pela formação, três assistentes sociais e um estudante de Serviço Social fizeram parte dessa pesquisa ao concederem, por meio de entrevistas realizadas, necessária contribuição para a compreensão da formação na perspectiva da ética profissional e dos direitos humanos, na relação com o espaço de seus cotidianos profissionais e suas experiências nas respectivas áreas de atuação. Registra-se o compromisso com a formação profissional, com a dimensão da ética e da ética profissional, bem como com os direitos humanos, enquanto elementos fundamentais na construção do projeto ético-político da categoria
Abstract: This study presents an analysis about graduate level training in Social Work from the perspective of professional ethics and human rights. The aim of this work is to analyze whether the graduate level training in Social Work contributes to the understanding of professional ethics and human rights, which permeate the professional daily work. In this way, the research aims not only to understand the professional ethics issue but also to analyze how it permeates the professional daily work, by identifying the subsidies provided in the training process and the relationship between professional ethics and human rights. Thus, the analysis considers the nineties, period in which there was a systematization of ethics for Social Work. In this way, it is used the analysis and publications from the professional category, all of them related to ethics, professional ethics and its fundamental importance to the professional training. In order to understand the elements subsidized by training, three social workers and a Social Work student took part in this research, by giving interviews and necessary contribution not only to understand the training in the perspective of professional ethics and human rights, but also to observe the relationship between their professional daily work and their experience in this area. Finally, the research registers not only the commitment to training, ethics and professional ethics, but also the reflection on human rights as fundamental elements in the construction of the ethical-political project for this professional category
Palavras-chave: Trabalho social
Formação
Ética
Direitos humanos
Social work
Training
Ethics
Human rights
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Silva, Rosane Durval da. The Social Work Professional training in the perspective of professional ethics and Human Rights. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17545
Data de defesa: 11-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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