???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17552
Tipo do documento: Tese
Título: De caso a sujeito: desafios da prática do assistente social no atendimento sócio-individual - contribuições metodológicas
Autor: Paulino, Sandra Eloiza 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Lucia
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar criticamente o significado da prática profissional do atendimento sócio-individual em Serviço Social, situá-la historicamente, bem como ressignificá-la, do ponto de vista teórico-metodológico, tendo em vista sua importância no cotidiano das ações dos assistentes sociais. Pretendemos, com este trabalho, identificar quais são os conhecimentos necessários para o exercício profissional qualificado. Partimos, assim, da hipótese de que a prática de atendimento sócio-individual ocorre em acordo com as habilidades e conhecimentos pessoais de cada profissional, uma vez que pouco ou quase nada se discute e produz acerca dos conhecimentos relativos a esta atividade. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico empírico. Nossa amostra foi constituída por 3 grupos: a) sujeitos expoentes do Serviço Social (docentes com produções teóricas de relevância para a profissão); b) sujeitos cursando o mestrado ou o doutorado e atuam como assistentes sociais; e, c) sujeitos da prática, assistentes sociais que no dia-a-dia realizam o atendimento sócio-individual. O resultado desta pesquisa permitiu um re-olhar sobre as práticas individuais em Serviço Social e reafirmou a necessidade de a academia encontrar, urgentemente, reflexões e pesquisas que venham reforçar e reformular os conhecimentos desta prática profissional
Abstract: This thesis seeks to critically analyze the meaning of professional practice on social work services with individuals and groups, to locate it historically and to reframe it from a theoretical and methodological standpoint, in view of its importance in the daily practices of social workers. The work also intends to identify those skills required for the professional application of social work. Therefore, my hypothesis is that individual and social care practice occurs in accordance with the personal skills and knowledge of each professional. Meanwhile little or nothing has been written or discussed about the knowledge related to this activity. Aiming to that goal, I have carried out a qualitative research based on empirical and theoretical investigative methods. Our sample has been divided into three groups: a) important Social Work scholars: professors with theoretical productions relevant to their profession; b) postgraduate students who are currently pursuing a Master or PhD degree and working as social workers in their daily life; and c) social work practitioners who are daily providing individual and social care services. The result of this research allowed me to "re-look" at Social Work individual practices,and pointed to the urgent need for academic spaces so as to produce technical knowledge that serves as reference for this important professional action
Palavras-chave: Prática profissional
Atendimento sócio-individual
Professional practice
Social and individual care service
Social work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Paulino, Sandra Eloiza. De caso a sujeito: desafios da prática do assistente social no atendimento sócio-individual - contribuições metodológicas. 2011. 165 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17552
Data de defesa: 9-Nov-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Eloiza Paulino.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.