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Tipo do documento: Dissertação
Título: Queixas de aprendizagem: quando a responsabilidade social recai sobre a criança
Autor: Soares, Rosana Maria Russo Andre Leite 
Primeiro orientador: Martinelli, Maria Lúcia
Resumo: Esta pesquisa visou investigar a hipótese de patologização das queixas das crianças encaminhadas a um serviço de saúde mental infantil, entendendo por patologização o ato de encarar ou explicar os problemas sob a ótica da doença. Para tanto, centrou sua investigação no Problema de Aprendizagem, problema este responsável pela maior parte da demanda institucional. Estudar a presença de múltiplos determinantes interagindo na existência dos Problemas de Aprendizagem é fundamental para direcionar seu enfrentamento, tanto no que se refere a prevenção quanto ao tratamento. No percurso metodológico foram utilizadas abordagens quantitativa e qualitativa, com instrumentos e procedimentos de coleta de dados que compreenderam: levantamentos estatísticos, análises documentais, entrevistas com crianças, familiares e educadores, revisão da literatura, observação sistemática e participante. Os resultados obtidos foram interpretados à luz dos conceitos de Dificuldade de Aprendizagem (DA) e Dificuldade de Aprendizagem Escolar (DE), conceitos estes utilizados pelo Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem do HC/FCM/Unicamp. Ficou constatada a presença de determinantes pedagógicos, econômicos, políticos, psicológicos e familiares interagindo como complicadores no processo de aprendizagem das crianças. Estes determinantes configuraram a existência da DE. Em relação a presença de DA, representada pelas desordens intrínsecas ao indivíduo originadas do Sistema Nervoso Central, este estudo se mostrou inconcludente. No decorrer da pesquisa observou-se a violação dos direitos garantidos à criança. Entende-se que a leitura crítica desta dissertação pode fornecer subsídios para uma análise da instituição de saúde mental infantil, e colaborar na elaboração de políticas públicas para a infância
Abstract: This research had a main goal to investigate the hypothesis of pathologisation for children s claims sent to an infantile mental health service, understanding for pathologisation the act of facing or explaining the problems under the sickness optic. For that they centralized their investigation in the learning problem answering for the largest institutional demand. The study about the presence of multiple determinants acting in the learning problems is fundamental to conduct their confront in relation to prevention and treatment. In the methodological course were used quantitative and qualitative approaches with tools and conducts of given collects with were: statistical surveys, documental analysis, interviews with children, family and educators, literature revision, systematical and participant observation. The results got were interpreted by the light from the concepts of Learning Difficulty and School Learning Difficulty, concepts used by the ambulatory of Neuro-Difficulties of Learning from HC/FCM/Unicamp. It was found out the presence of pedagogic determinants, economics, politics, psychological and familiars, acting as complicated cause in the children learning process. These determinants showed the existence of DE. In relation to the presence of DA represented by intrinsic disorders for the person, originated from Central Nervous System, this study showed inconclusive. During the research observed the guarantee children law violation. It is understood that the critical reading of this dissertation can give subsidies for an analysis of children mental health institution and help in the politic public elaboration for the childhood
Palavras-chave: Aprendizagem
Dificuldade
Criança
Learning
Difficulties
Child
Crianças -- Transtornos de aprendizagem
Saúde mental infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Soares, Rosana Maria Russo Andre Leite. Queixas de aprendizagem: quando a responsabilidade social recai sobre a criança. 2005. 165 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17553
Data de defesa: 11-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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