???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17562
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da prática em serviço social: desvendando possibilidades
Autor: Alves, Rita de Cássia 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Lucia
Resumo: A presente dissertação de mestrado centra-se no ensino da prática em Serviço Social, com a intenção de contribuir para o desvendamento de questões relativas à formação profissional do assistente social, nos Cursos de Graduação em Serviço Social do Estado de São Paulo. Tomando como referência os dois últimos currículos em Serviço Social definimos como objetivo de pesquisa refletir e analisar o ensino da prática profissional do assistente social na operacionalização dos currículos mínimos dos períodos 1982 e 1996. Participaram da pesquisa nove cursos do Estado de São Paulo. Procuramos analisar o nível do conhecimento que fundamenta a complexa formação profissional dos assistentes sociais, bem como o modo com que contextualizam esse fazer. O estudo é de natureza analítico reflexiva, por compreender as teias contraditórias que constitui a realidade do objeto estudado, tanto no que tange ao seu particular quanto ao seu genérico. A metodologia adotada é respaldada nos respectivos currículos do curso de Serviço Social 1982 e 1996, bem como nos questionários respondidos pelos docentes, que tiveram em seguida seu conteúdos analisados. Assim, a pesquisa proporcionou análises e reflexões sobre o ensino da prática profissional nas instituições de ensino do Estado de São Paulo e os rebatimentos do ensino na formação profissional; fez emergir também aspectos relevantes do papel profissional do assistente social no campo da docência
Abstract: To present master dissertation it s centered in the practice teaching of Social Work, with the intention of contributing for the disclosing of subjects relating to the social worker practice formation in Graduation Courses of Social Work in São Paulo state. Taking as reference, the last two education programs in Social Work, we define as objective of research, reflect and analyze the education of professional knowledge on social assistant work, between 1982 and 1996. Nine courses from São Paulo state have participated on this research. The knowledge level which is the basis of the complex education of social assistants and the way they contextualize their doing is analyzed. This is an analytical-reflexive study, for it involves the complex nets which constitute the reality of our research object. The methodology adopted is based on the analysis of the questionnaires given by the teachers. In conclusion, this research provided analyses and reflections about education of professional methods taught on São Paulo state institutions, and the impact of this teaching in professional formation. It also emerge the relevant aspects of the social assistant profession on teaching field
Palavras-chave: Curriculo
Social work
Curriculo
Assistentes sociais -- Prática profissional
Assistentes sociais -- Formação profissional
Serviço social -- Estudo e ensino -- São Paulo (estado)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Alves, Rita de Cássia. O ensino da prática em serviço social: desvendando possibilidades. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17562
Data de defesa: 2-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Rita de Cassia Alves.pdf865,01 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.