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Tipo do documento: Dissertação
Título: A dimensão da prática profissional do assistente social do PROEJA e PROEJA FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos no Nível Fundamental e Médio) no IFSP
Autor: Santos, Amanda Machado dos 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Lucia
Resumo: Esta dissertação tem como objeto o estudo da prática do assistente social no PROEJA e PROEJA FIC no IFSP (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade Básica e na Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). O IFSP apresenta-se como espaço sócio-ocupacional contraditório: de um lado, atende aos interesses do capital; de outro, mesmo considerado como política compensatória, não deixa de ser uma atividade no âmbito da educação e profissionalização importante para a população de menor poder aquisitivo. Com base na análise teórica dos dados empíricos, este estudo identificou contribuições objetivas e subjetivas na prática dos assistentes sociais, reforçando a importância do desenvolvimento e consolidação desse espaço sócio-ocupacional. A metodologia adotada nesta pesquisa propiciou melhor compreensão dos limites e possibilidades da prática profissional do assistente social, analisadas à luz de algumas categorias empíricas, tais como: a relação dos assistentes sociais com os estudantes do PROEJA e PROEJA FIC, a as atribuições e rotinas de trabalho do assistente social, as metodologias e instrumentalidade, as relações interprofissionais, entre outros. No processo investigativo, foram utilizadas fontes primárias e secundárias mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, grupo de discussão, análise bibliográfica e documental. Para a apreensão da dimensão prática do assistente social, priorizou-se a análise das ações estratégicas, procedimentos e instrumentos utilizados no planejamento, sistematização, execução e avaliação das ações, bem como a identificação dos princípios que orientam a concepção e prática profissional, no que diz respeito ao PROEJA e PROEJA FIC. Verificou-se, não obstante os limites e contradições presentes, a existência de avanços na consolidação da prática profissional do assistente social e significativo espaço sócio-ocupacional. Aos profissionais compete a incorporação dos pressupostos do Serviço Social, apreendidos nas condições objetivas da realidade social, desenvolvendo uma práxis profissional orientada e teoricamente capaz de contribuir cada vez mais para a qualificação da profissão
Abstract: This dissertation has as object, the study of the social assistant practice in PROEJA and PROEJA FIC in IFSP (National Program of Integration of the Professional Education in the Basic Modality and the Initial and Continuous Formation in the Federal Institute of Education Science and Technology of São Paulo, in the Portuguese acronym). The IFSP presents itself as a contradictory socio-occupational space: on one hand, serves the interests of capital and on the other, even considered as compensatory policy, it remains an important activity within the education and professionalization for people lower income. Based on the theoretical analysis of empirical data, this study identified objective and subjective contributions in the practice of social assistants, reinforcing the importance of the development and consolidation of the socio-occupational space. The methodology adopted in this research provided better understanding of the limits and possibilities of social assistants professional practice analyzed in the light of empirical categories, such as: the impact of the social assistant practice in PROEJA and PROEJA FIC; professional mediation in PROEJA and PROEJA FIC daily routine, instrumentality, the routine, the relationships with other professionals, among others aspects. In the investigative process, we used primary and secondary sources by conducting semi-structured interviews, group discussion, bibliographical and documental analysis. For the apprehension of the practical dimension of the social assistant, the study prioritized the analysis of strategic actions, procedures and tools used in the planning, organization, implementation and evaluation of actions as well as the identification of principles that guide the design and professional practice in regards to PROEJA and PROEJA FIC. It was verified, despite the limits and contradictions, the existence of progress in the consolidation of professional practice of social assistants and significant socio-occupational space. To the professionals, competes the responsibility of the incorporation of the Social Service premises, seized the objective conditions of social reality, developing a professional praxis oriented and theoretically able to increasingly contribute to the qualification of profession
Palavras-chave: Educação
Prática profissional
EJA
PROEJA
PROEJA FIC
Social Service
Education
Professional practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Santos, Amanda Machado dos. A dimensão da prática profissional do assistente social do PROEJA e PROEJA FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos no Nível Fundamental e Médio) no IFSP. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17653
Data de defesa: 11-Oct-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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