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Tipo do documento: Tese
Título: Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social: gestão democrática para uma ética pública
Autor: Ferreira, Stela da Silva 
Primeiro orientador: Sposati, Aldaíza
Resumo: O objeto desse estudo são os nexos entre educação em serviço e trabalho institucional do sistema único de assistência social. As condições históricas e políticas que o tornam possível na primeira década (2005-2015) de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são apresentadas na introdução. Nela são recuperados processos macroinstitucionais nos quais a gestão do trabalho e a educação permanente foram pautados (as Conferencias Nacionais) e instituídos com a aprovação de normativas de alcance nacional. Também são apresentados ao leitor os referenciais analíticos do método proposto a pedagogia da problematização (também denominada como aprendizagem baseada em problemas no ensino superior). A sequência dos capítulos demonstra o desenvolvimento do próprio método estudado: inicia-se a partir de situações concretas de trabalho que geram crises e incertezas no ambiente institucional. Em seguida, estimula-se o pensamento crítico referenciado na ética de responsabilidade (ética pública), agregando elementos teórico-metodológicos já existentes, bem como contextualiza-se essas situações na história da assistência social e os projetos éticos e políticos nela em disputa. Finalizando a demonstração do método, o último capítulo volta às experiências concretas para delas extrair pistas e indicações de novos modos de articular educação e trabalho no SUAS, sobretudo pela demanda de produção de novos conhecimentos e estratégias de uso do poder institucional. Os referenciais analíticos que sustentam esta escolha são trazidos somente quando necessário explicitá-los diante das situações concretas apresentadas. Além de ampla pesquisa bibliográfica em diferentes áreas do conhecimento, o estudo vale-se de narrativas de trabalhadores do SUAS produzidas em espaços coletivos: debate público sobre o trabalho social com famílias na região Sudeste, envolvendo profissionais e gestores das esferas federal, estadual e municipal; entrevista coletiva e grupo focal que deram acesso a experiências coletivas em âmbito municipal e regional no estado de São Paulo. Nas considerações finais são explicitados os elementos que este estudo pôde acessar e que tem consistência para adensar os nexos entre educação permanente e trabalho no SUAS. Por fim, são destacados dois aportes analíticos: i) a diferenciação ente educação continuada e educação permanente no SUAS e ii) os deslocamentos de poder que o método pode produzir nas relações de saber e poder instituídas na gestão, no cotidiano dos serviços e na atenção direta ao cidadão. Com isso, pretende-se contribuir com a produção de maiores gradientes de construção de autonomia e corresponsabilidade para uma gestão mais democrática do SUAS e à altura do padrão de dignidade inscrito nos direitos dos usuários desta política de proteção social devida pelo Estado brasileiro
Abstract: This work intends to explore the connections between on the job training and work place within the SUAS - Sistema Único de Assistência Social (Brazilian Unified Social Protection System). It is based on some SUAS social workers narratives collected in public debates on social work with families, in interviews, and focal groups. This method allowed access to collective work experiences at municipalities, and regional levels within the State of Sao Paulo. Those narratives in the light of the bibliography of several fields philosophy, social work, public healthy, and sociology -, make it explicit some elements such as conflicts, academic knowledge, actual experience and new knowledge needs. Those elements might contribute to deep the connections between on the job training and work place within the SUAS - Sistema Único de Assistência Social (Brazilian Unified Social Protection System). One intends to contribute with the production of gradients of the construction of autonomy and coresponsability for a more democratic management of the SUAS that responds to a dignity pattern forged in the public service user s rights of the Brazilian social protection policy
Palavras-chave: Assistência social
Educação permanente
Ética pública
Social protection system
Continuing education
Public ethics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Ferreira, Stela da Silva. Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social: gestão democrática para uma ética pública. 2015. 186 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17749
Data de defesa: 15-Sep-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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