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dc.creatorFerreira, Stela da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774257Z3por
dc.contributor.advisor1Sposati, Aldaíza-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:16:43Z-
dc.date.available2015-10-14-
dc.date.issued2015-09-15-
dc.identifier.citationFerreira, Stela da Silva. Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social: gestão democrática para uma ética pública. 2015. 186 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/17749-
dc.description.resumoO objeto desse estudo são os nexos entre educação em serviço e trabalho institucional do sistema único de assistência social. As condições históricas e políticas que o tornam possível na primeira década (2005-2015) de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são apresentadas na introdução. Nela são recuperados processos macroinstitucionais nos quais a gestão do trabalho e a educação permanente foram pautados (as Conferencias Nacionais) e instituídos com a aprovação de normativas de alcance nacional. Também são apresentados ao leitor os referenciais analíticos do método proposto a pedagogia da problematização (também denominada como aprendizagem baseada em problemas no ensino superior). A sequência dos capítulos demonstra o desenvolvimento do próprio método estudado: inicia-se a partir de situações concretas de trabalho que geram crises e incertezas no ambiente institucional. Em seguida, estimula-se o pensamento crítico referenciado na ética de responsabilidade (ética pública), agregando elementos teórico-metodológicos já existentes, bem como contextualiza-se essas situações na história da assistência social e os projetos éticos e políticos nela em disputa. Finalizando a demonstração do método, o último capítulo volta às experiências concretas para delas extrair pistas e indicações de novos modos de articular educação e trabalho no SUAS, sobretudo pela demanda de produção de novos conhecimentos e estratégias de uso do poder institucional. Os referenciais analíticos que sustentam esta escolha são trazidos somente quando necessário explicitá-los diante das situações concretas apresentadas. Além de ampla pesquisa bibliográfica em diferentes áreas do conhecimento, o estudo vale-se de narrativas de trabalhadores do SUAS produzidas em espaços coletivos: debate público sobre o trabalho social com famílias na região Sudeste, envolvendo profissionais e gestores das esferas federal, estadual e municipal; entrevista coletiva e grupo focal que deram acesso a experiências coletivas em âmbito municipal e regional no estado de São Paulo. Nas considerações finais são explicitados os elementos que este estudo pôde acessar e que tem consistência para adensar os nexos entre educação permanente e trabalho no SUAS. Por fim, são destacados dois aportes analíticos: i) a diferenciação ente educação continuada e educação permanente no SUAS e ii) os deslocamentos de poder que o método pode produzir nas relações de saber e poder instituídas na gestão, no cotidiano dos serviços e na atenção direta ao cidadão. Com isso, pretende-se contribuir com a produção de maiores gradientes de construção de autonomia e corresponsabilidade para uma gestão mais democrática do SUAS e à altura do padrão de dignidade inscrito nos direitos dos usuários desta política de proteção social devida pelo Estado brasileiropor
dc.description.abstractThis work intends to explore the connections between on the job training and work place within the SUAS - Sistema Único de Assistência Social (Brazilian Unified Social Protection System). It is based on some SUAS social workers narratives collected in public debates on social work with families, in interviews, and focal groups. This method allowed access to collective work experiences at municipalities, and regional levels within the State of Sao Paulo. Those narratives in the light of the bibliography of several fields philosophy, social work, public healthy, and sociology -, make it explicit some elements such as conflicts, academic knowledge, actual experience and new knowledge needs. Those elements might contribute to deep the connections between on the job training and work place within the SUAS - Sistema Único de Assistência Social (Brazilian Unified Social Protection System). One intends to contribute with the production of gradients of the construction of autonomy and coresponsability for a more democratic management of the SUAS that responds to a dignity pattern forged in the public service user s rights of the Brazilian social protection policyeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Stela da Silva Ferreira.pdf: 1697162 bytes, checksum: b106811ed3aeb94f8493db6b228482c3 (MD5) Previous issue date: 2015-09-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36726/Stela%20da%20Silva%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentServiço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistência socialpor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectÉtica públicapor
dc.subjectSocial protection systemeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectPublic ethicseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleEducação Permanente no Sistema Único de Assistência Social: gestão democrática para uma ética públicapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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