???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17781
Tipo do documento: Tese
Título: O Processo de Ensino-Aprendizagem no Exercicio Profissional do Assistente Social - Um Instigante Desafio
Autor: Silva, Fátima Noely da
Primeiro orientador: Bonetti, Dilsea Adeodata
Resumo: A presente tese de doutorado centra-se na análise e reflexão da construção do processo de ensino do exercício profissional do assistente social, temática esta vinculada aos interesses da autora em sua militância na vida acadêmica. Tendo como centralidade a formação profissional, processo capitaneado pela Associação Brasileira de Ensino e de Pesquisa em Serviço Social, estuda o processo de estágio supervisionado e o modo pelo qual as mediações nele se realizam pelos sujeitos envolvidos: estudantes, supervisores acadêmicos e supervisores de campo. Nas mediações, buscou-se apreender o modo pelo qual esses sujeitos transitam entre conteúdos teórico-práticos dos Programas de Aprendizagem, as propostas do Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social da PUCPR espaço de realização da pesquisa e as referências contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, explicitando o movimento de construção do ensino do fazer profissional naquela instituição de ensino superior. Desdobrando-se em eixos temáticos: Estágio Supervisionado, Formação Profissional, Questão Social, Prática Profissional, Relação Teoria e Prática do Serviço Social, Diretrizes Curriculares, Projeto Ético-Político Profissional, Habilidades e Competências, Programas de Aprendizagem-PAS e Instituição como Espaço de Intervenção do Assistente Social. Esta tese trouxe respostas às inquietações, indagações postas nesse processo de ensino, em especial, situar a prática profissional como elemento condutor da formação profissional, articulada aos fundamentos teórico-metodológico, éticopolítico e técnico-operativo, traduzidos no movimento de organização e funcionamento do curso, aproximando formação e exercício profissional
Abstract: The present thesis is centered in the analysis and reflection on the building of the teaching process of the social worker s interest throughout her academic life. Focusing on the professional formation, a process developed by the Brazilian Association for the Research and Teaching in Social Studies, it studies the process of supervised internship and the way the mediations are performed by the subjects involved in it: students, supervisors, academics and field supervisors. In the mediations, there was a search for understanding the way these subjects interact with the theoretical-practical contents of the Learning Programs, the proposals of the Political Pedagogical Project of the Social Work Course of PUCPR where the research was carried out and the references in the National Curricular, making explicit the construction of teaching on the professional action in that College. Thematic axis were focused: Supervised Internship, Professional Formation, Social Questions, Professional Practice, Relation Theory and Practice of the Social Service, Curriculum Procedures, Professional Ethical-Political Project, Abilities and Competences, Learning Programs PAS and Institution as Intervention Space of the Social Worker. This thesis brought answers to concerns and questions on this teaching process, specially situating professional practice as a leading element to professional formation, articulated to the theoretical-methodological, ethical-political and technical-operational fundaments, translated in the movement of organization and working process of the course, putting together learning and professional practice
Palavras-chave: Formação Profissional, Ensino Aprendizagem, Exercício Profissional, Estágio Supervisionado, Projeto Ético-Político Do Serviço Social.
Assistentes sociais -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Silva, Fátima Noely da. O Processo de Ensino-Aprendizagem no Exercicio Profissional do Assistente Social - Um Instigante Desafio. 2006. 115 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17781
Data de defesa: 29-May-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fatima Noely da Silva.pdf304,35 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.