???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17793
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gráfica-escola São Paulo: o ethos no trabalho, (re)criando valores éticos
Autor: Junho, Olésio
Primeiro orientador: Barroco, Maria Lucia Silva
Resumo: O presente estudo investiga a (re) criação de valores éticos na diversidade dos projetos socioeducativos de iniciação profissional para adolescentes em situação de conflito com a lei em regime de liberdade assistida. Analisa o processo de construção do ethos no trabalho e os seus desdobramentos na (re) criação de valores éticos no cotidiano do Projeto Social Gráfica-escola São Paulo, a partir das experiências de vida dos adolescentes e adultos aposentados na relação com o trabalho produtivo. A concepção de Ética fundamenta-se na teoria social de Marx, onde o resultado das ações humanas é construído e compartilhado nas suas relações com os outros homens, portanto, são referenciais de valores que estabelecem os parâmetros das relações individuais e coletivas na sociedade. Nesta via de apreensão histórica concluímos que, de forma dinâmica e permanente, as ações desenvolvidas no projeto colaborou e colabora para a (re) criação de valores éticos, de consciência da realidade, de escolhas, de reconhecimento, de liberdade e de responsabilidades. Apesar das mudanças serem pontuais e focalizadas, elas são inquestionáveis e imprescindíveis na concretização dos compromissos e interesses societários, coletivos e emancipatórios
Abstract: The present study investigates a (re)creation of ethical values in the diversity of social-educational projects of vocational initiation for adolescents who are in situations of conflict with the law and who are at liberty but under supervision. It analyzes the process of the construction of a work ethos and its extensions in the (re)creation of ethical values in the everyday life of the Social Project of the Sao Paulo School of Graphic Arts, from the life experiences of the adolescents and retired adults in relation to productive work. The conception of Ethics is based on the social theory of Marx, where the results of human actions are constructed and shared in relation with other humans and thus become points of reference for values which establish the parameters of individual and collective relations in society. Through this way of apprehending history we conclude that, in a dynamic and permanent way, the actions developed in the project have worked together (and continue to do so) in the (re)creation of ethical values, the perception of reality, choices, recognition, freedom and responsibilities. Even though the changes are specific and focused, they are unquestionable and indispensable for the concrete realization of commitments and of interests which exist in society, collective interests, and the interest of liberation
Palavras-chave: Valores éticos
Ethos
Ética
Emancipação
Liberdade assistida
Servico social com a juventude
Projeto Grafica-escola Sao Paulo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Junho, Olésio. Gráfica-escola São Paulo: o ethos no trabalho, (re)criando valores éticos. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17793
Data de defesa: 27-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLESIO JUNHO.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.