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Tipo do documento: Dissertação
Título: A supervisão de estágio na formação profissional do assistente social: uma análise na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul
Título(s) alternativo(s): The apprenticeship s supervision in the professional formation of social works: an analysis in the College Paulista of Social Work at São Caetano do Sul
Autor: Nascimento, Juciléia Aparecida 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Lucia
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de supervisão de estágio na formação profissional do assistente social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul (FAPSS/SCS), a partir da implantação do atual currículo pautado nas diretrizes curriculares propostas pela ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) no ano de 1996. Nossa pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu um estudo documental, tanto dos arquivos e materiais da própria Faculdade, como das concepções sobre supervisão e estágio; sobre elas, construímos um dossier tentando capturar os diferentes modos de pensar a questão, no âmbito do pensamento de alguns autores que trataram o assunto no Serviço Social. Como sujeitos principais da pesquisa estabelecemos os supervisores da FAPSS/SCS, e com eles desenvolvemos o grupo focal, instrumento que favoreceu a obtenção de maiores conhecimentos sobre a prática da supervisão e as possíveis mudanças que ocorreram no campo de estágio após o novo currículo. Realizamos também, entrevistas semi-estruturadas com as representantes do Departamento de Estágio para apreendermos a supervisão na formação profissional antes e durante a implantação do atual currículo. A mudança substantiva apontada pelas supervisoras e observada na FAPSS/SCS foi a introdução das oficinas mensais, que, embora indicadas como importantes, não são suficientes para imprimir maior aproximação entre Faculdade e campo de estágio devido as limitações e contradições presentes na dinâmica cotidiana das instituições campos de estágio. Outro aspecto que não é tratado no currículo, mas bastante enfatizado pelas supervisoras é a necessidade da preparação formativa para o exercício da supervisão. Ainda hoje são muitas as inquietações que permeiam o exercício da supervisão de estágio, indicando a necessidade de torná-la também prioridade na formação profissional do assistente social, a partir da articulação entre todos os sujeitos envolvidos nesse processo
Abstract: This present study analyzed the process of the apprenticeship s supervision during the professional formation of social works in the College Paulista of Social Work at São Caetano do Sul (FAPSS/SCS), since the implantation of the current curriculum according to the curricular lines indicated by ABEPSS (Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work) in the year of 1996. Our research, which has a quality character, involved a documental study of archives and materials of the proper College, such as the conceptions about supervision and apprenticeship; about them, we built a dossier trying to capture different ways to think the issue, in the scope of the thoughts of some authors who had treated this question in the Social Work. As our research s main subjects, we established them as the supervisors of FAPSS/SCS, and with them we had developed the focal group, instrument that allowed us to get more knowledge about the practice of supervision and the possible changes that happened in the apprenticeship s field after the new curriculum. We also had done interviews half structuralized with the representatives of the Department of Apprenticeship to learn about the supervision in the professional formation before and during the implantation of the current curriculum. The most substantive change pointed by the supervisors and which was observed in the FAPSS/SCS, it was the introduction of the monthly workshops, that, although those workshops were indicated as important, they are not enough to reach a bigger approach between the College and the apprenticeship s field, because of the limitations e contradictions in the daily dynamics of the institutions where happens the training period. Another aspect that it is not treated in the curriculum, even though it has been emphasized by the supervisors, it is the need of preparation in the moment of graduation to the exercise of the supervision. Still today, there are many issues that keep worrying the professionals in the moment of the apprenticeship s supervision, indicating the needs to also make it priority in the professional formation of social works, always having in mind the articulation between all the subjects involved in this process
Palavras-chave: Supervisão de estágio
Formação profissional
Diretrizes curriculares da ABEPSS
FAPSS/SCS
Apprenticeship s supervision
Professional formation of social works
Curricular lines of the curriculum by ABEPSS
FAPSS/SCS
Faculdade Paulista de Servico Social de Sao Caetano do Sul (SP)
Assistentes sociais -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Nascimento, Juciléia Aparecida. The apprenticeship s supervision in the professional formation of social works: an analysis in the College Paulista of Social Work at São Caetano do Sul. 2007. 231 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17854
Data de defesa: 5-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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