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Tipo do documento: Tese
Título: O trabalho do educador social em Angola- um espaço de construção de direitos humanos
Autor: Freitas, Silvia Antunes de 
Primeiro orientador: Yasbek, Maria Carmelita
Resumo: Este trabalho situa-se no cenário de Angola, especificamente na região peri-urbana de Luanda, num contexto marcado pela guerra, pela pobreza, com um olhar voltado para as iniciativas desenvolvidas no campo social, na atual conjuntura. Na sua centralidade, aborda o trabalho do educador social na sociedade angolana. Ao privilegiar esse tema, objetiva estudar as ações dos educadores sociais do ponto de vista ético dos direitos humanos, buscando apreender o significado desse trabalho para a população . Nessa perspectiva, as questões norteadoras, como seja: Qual o significado do trabalho do educador social; Quais as mudanças suscitadas; Como se viabiliza a construção dos direitos humanos; direcionam a reflexão dos dados obtidos através das falas dos sujeitos da pesquisa, das instituições: Associação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (Adra), Centro Cultural Mosaiko, Centro de Acolhida Arnaldo Janssen, Hospital Militar Principal e Ministério da Assistência e Reinserção Social. Técnicas qualitativas, como a observação e a entrevista, utilizdas em consonância com a pesquisa documental, permitiram uma aproximação significativa e um melhor conhecimento do cotidiano desses sujeitos. Ao final deste trabalho, as ações desses trabalhadores sociais revelam-se necessárias e como uma experiência positiva vivida pelos usuários.
Abstract: This work, situated within Angola, specifically within the peri-urban areas of Luanda, in a context characterised by war and poverty, looks at social initiatives occurring in the present time. In essence, this work deals with the work of the social educator in Angolan society. In prioritising this theme, the central objective is to study the actions of social educators from a human rights ethical perspective, seeking to learn the significance of this work for the population . Within this perspective, the guiding questions are: what is the significance of the social educator? What are the changes that must happen? How does one make the building of human rights possible, and direct our reflection on the information obtained from what is said by research subjects, and institutions: Action for Rural and Environmental Development (ADRA), Mosaiko Cultural Centre, The Arnaldo Janssen Home of Welcome, The Main Military Hospital, and the Ministry for Social Reintegration and Assistance. The use of qualitative methods such as observation and interviews, in conjunction with documented research, facilitated significant approximation and better understanding of the day to day life of these subjects. At the end of this work, the activities of these social workers are found to be necessary and seen as a positive experience for those involved.
Palavras-chave: Educadores sociais
Social Educator
Human Rights
Angola -- Condições sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Freitas, Silvia Antunes de. O trabalho do educador social em Angola- um espaço de construção de direitos humanos. 2005. 260 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17874
Data de defesa: 10-May-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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