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Tipo do documento: Dissertação
Título: Das lamentações à realização dos sonhos?: educação ambiental e mudanças sociais
Título(s) alternativo(s): From the lamentation to a realization of dreams: environmental education on social changes
Autor: Bastos, Kárita Rachel Pedroso 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Lucia
Resumo: O presente estudo consiste na avaliação dos resultados do Projeto de Educação Ambiental intitulado Convivência e Parceria, implementado pelo Instituto Ecoar e pelo Instituto Crescer, ambos organizações não-governamentais. Trata-se de um projeto financiado pela Petrobrás e desenvolvido em bairros por onde passa um poliduto da referida empresa. Nosso objetivo foi verificar as possíveis mudanças de conhecimento, as atitudes e as práticas de enfrentamento do risco cotidiano dos moradores da Vila Clara, um dos bairro salvo do projeto, localizado no distrito de Cidade Ademar, município de São Paulo. Também procuramos conhecer o processo de implementação e suas dificuldades, bem como identificar a linha de Educação Ambiental adotada pelo projeto e sua contribuição na formação dos cidadãos. Consideramos que a avaliação é um importante instrumento de acompanhamento das políticas, programas e projetos sociais. Utilizamos como metodologia a realização de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturas com três técnicos implementadores do projeto e grupos de discussão temática, envolvendo quinze moradores do bairro em estudo. Constatamos que as principais mudanças ocorridas na vida da população voltaram-se especialmente à ampliação do conhecimento sobre o duto e suas normas de segurança. Quanto à incorporação de novas práticas, observamos que se restringiram ao cuidado com o duto. Verificamos ainda que a concepção de Educação Ambiental adotada no projeto contribuiu para a superação dos objetivos delimitados pela empresa financiadora. Neste sentido, não existe uma prática de Educação Ambiental enquanto Política Pública. Essas ações, assim como muitas outras na área, executadas por órgãos, tanto governamentais como não governamentais, são medidas paliativas e compensatórias que não trazem as mudanças necessárias para diminuir ou eliminar a degradação do meio ambiente
Abstract: The present study is based on available the results of the environrnental education project implemented by Ecoar Institute and Crescer Institute, both, no governamental organization. This is a project financed by Petrobras and development in the tows, where exigi a duct of the company above mentioned. Our goal was to check the possible changes of knowledge, the attitude and practice of the confort the inhabitant' s risc on everyday of Clara town, one target town of the project that is situated on Ademar city in São Paulo State. Also we searched to know the process of implantation and its difficults as wel as to identify the line of environrnental education adopted by the project and its contribuitin to be the citizen. We consider that the avaliation is an important instmment from acompaniment of social policy teh programs and the projects. We made use as metology the realization of the bibliography search and documental, half structure of interview with three techinical who improve the project and focal groups envelopping fifteen in habitant of Clara town on study. We ascertainrnented that principals changes ocurred on teh population's life retumed, particular1y, the enlargement of knowledge about the duct and rule ofsecurity. As for amplification of new practices, we view that they restricted to be careful with the duct. We checked yet that the conception of the environrnental education adopted on the project contributed for a superation of the goals imposted by financial company. On this sense there isn't a practive of environrnental education while public politcs. These actions just as many others in the area executed by organization as governamental as not. So they are measure palliatives and compensatory who don't bring the necessary changes to reduce or to eliminate the environmental degradation
Palavras-chave: Avaliação
Risco
Environrnental
Environrnental education
Public politcs
Avaliation
Risc
Educacao ambiental
Meio ambiente
Politica publica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Bastos, Kárita Rachel Pedroso. Das lamentações à realização dos sonhos?: educação ambiental e mudanças sociais. 2004. 113 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17883
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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