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Tipo do documento: Dissertação
Título: A dimensão sócio-educativa da prática profissional dos assistentes sociais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de São José do Rio Preto/SP (1997-2003)
Autor: Benatti, Lucimara Perpétua dos Santos 
Primeiro orientador: Silva, Maria Lucia Carvalho da
Resumo: O objeto da presente dissertação define-se como a dimensão sócio-educativa da prática profissional dos assistentes sociais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José do Rio Preto/SP (1997-2003). O processo investigativo fundamenta-se num olhar sócio-histórico sobre a Saúde, o Serviço Social e as Práticas Sócio-Educativas, ressaltando uma relação histórica e constitutiva entre eles. Os objetivos visam compreender como vem sendo desenvolvida a dimensão sócioeducativa das práticas profissionais dos assistentes sociais e como elas vêm possibilitando a melhoria da qualidade de vida da população atendida nas UBS. As indagações norteadoras da pesquisa recaíram sobre a concepção, efetivação e avaliação das práticas sócio-educativas realizadas pelos assistentes sociais. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, sendo a entrevista a principal técnica de abordagem das 06 (seis) assistentes sociais depoentes. Os resultados obtidos são avaliados pelas profissionais como relevantes, incidindo, principalmente, nos aspectos culturais dos pacientes atendidos, ou seja, as práticas sócio-educativas têm conseguido desencadear mudanças de hábitos, no seu modo de agir e pensar, no que tange ao entendimento e tratamento das doenças crônico-degenerativas, contudo as mesmas são, ainda, desenvolvidas de forma assistencial e fragmentada, numa perspectiva da "pedagogia da ajuda" e da "pedagogia da participação", exigindo estudos mais críticos e aprofundados para que se alcance uma proposta de "pedagogia emancipatória"
Abstract: The object of this dissertation takes form as the social-educational dimension of the social workers professional practices that work in the Health Unit Basics from São José do Rio Preto/SP (1997 - 2003). That work takes base on the social-historic vision about Health, Social Work and Social-Educational Practices, emphasizing a historic and constitutive relation among them. The objectives aim at to comprehend how has been developed the social-educational dimension of the social workers professional practices and how have they enabled to get better life quality of the population attended in the Health Unit Basics. The inquiries that guide the searches fell on the conception, effectuation and valuation of the social-educational practices realized by the social workers. The applied methodology was the qualitative character, it been the interview the main approach method of the 06 (six) deponent social workers. The results obtained are availed by the professionals as relevant, mainly happen over the cultural aspects of the attended patients, or the social-educational practices have gotten arouse changes in costumes, in their way to take action and thinking, what it refer to the understanding and treatment of the chronic-degeneration, however the practices still developed with assistantial and fragmented form, in one perspective of "help pedagogy" and "participation pedagogy" showing the more critical and made a profound studies for that reach a propose of "emancipated pedagogy"
Palavras-chave: Assistentes sociais -- Pratica profissinal
Saude
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Benatti, Lucimara Perpétua dos Santos. A dimensão sócio-educativa da prática profissional dos assistentes sociais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de São José do Rio Preto/SP (1997-2003). 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17890
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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