REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
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dc.creatorGuará, Isa Maria Ferreira da Rosa-
dc.contributor.advisor1Baptista, Myrian Veras-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:17:31Z-
dc.date.available2008-09-10-
dc.date.issued1994-10-30-
dc.identifier.citationGuará, Isa Maria Ferreira da Rosa. Crianças e adolescentes: necessidades e direitos. 1994. 152 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/17912-
dc.description.resumoEste estudo é uma primeira aproximação ao tema das necessidades e dos direitos da criança e do adolescente alçados recentemente à condição de - sujeitos de direitos - a partir da aprovação de um novo estatuto jurídico. Nele, inicialmente, tratamos de revelar que o universo infanto-juvenil não é homogêneo e colocamos em discussão o atendimento as necessidades básicas que podem construir perversamente uma cidadania minimalista. Discutimos também a existência de um segmento oculto neste grupo etário, cujo obscurecimento se dá em razão da centralização dos esforços para o atendimento às demandas postas pelos extremos. Os novos sujeitos individuais não são totalmente reconhecidos porque a sociedade embora acate mais facilmente o discurso dos direitos sociais ainda tem dificuldade em aceitar a liberdade e a autonomia enquanto componentes dos direitos civis e políticos para essa faixa da população. As reflexões da pesquisa sobre a aplicação dos direitos sociais - via políticas públicas - mostram que a mudança do paradigma das necessidades para o de direitos tem contribuído para colocar a criança e o adolescente na agenda do município - lócus. privilegiado de efetivaçio dos direitos. Entretanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido para que se possa afirmar que crianças e adolescentes têm seus direitos garantidospor
dc.description.abstractThis paper is a first approach to the theme of the needs and rights of children and adolescents, raised latley to the category of subjects of civillaws. since the approval of the Child and Adolescent Statute. It discloses at the outset that children and adolescents do not constitute an homogeneous whole, uprising the debate about the assistance to basic needs, wich mar perversely compose a minimalist citizenship. It's also considered the existence of a hidden segment pertaining to the infant - juvenile population whose obscurity is due to the concentration of efforts to attent the requirements of the border sections of that population. The new individual subjects are not ful/y recognized because the comunity, although having more easily respected the social rights, still has difficulties to accept freedom and authonomyas integrating the civil and political rights, for this section of the population. The reflections developed about the applianee of social rights - through social politcs - show that the transfer of the needs paradigm to the rights psradigm has contribuited to situare the child and adolescent among the concern of the municipality - privileged cust the enforcement of those right - nevertheless the is still a long WaY to be investigated before it can be staked the children and adolescents have their rights factually grantedeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36921/Isa%20Maria%20F%20Rosa%20Guara.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentServiço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEstatuto da crianca e do adolescente -- Brasilpor
dc.subjectAdolescenciapor
dc.subjectDireitos da criancapor
dc.subjectPoliticas sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleCrianças e adolescentes: necessidades e direitospor
dc.typeDissertaçãopor
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