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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17916
Tipo do documento: Tese
Título: Serviço social: função educativa e abordagem individual
Autor: Pires, Sandra Regina de Abreu 
Primeiro orientador: Martinelli, Maria Lúcia
Resumo: Suscitado pela necessidade de abordar a prática profissional do assistente social junto a indivíduos em uma perspectiva oposta à subjacente ao Serviço Social de Casos, o presente estudo busca perscruta-la tendo por referência principal Marx e Gramsci. Seu tema é a abordagem individual, concebida como modalidade de intervenção inserida numa profissão medularmente educativa. Tem por objetivo examinar esse educativo como inerente à natureza do Serviço Social (materializado na intervenção de seus agentes profissionais) e sua expressão na abordagem individual. O propósito foi perseguido mediante enfrentamento de três questões. A primeira, tratada no capítulo I, é a concepção de educação e de homem/indivíduo que, informadas pelo pensamento de Marx e de Gramsci, são postas como base para tal abordagem. A segunda, a visão de Serviço Social e de prática profissional, é alvo do capítulo II que busca evidenciar as determinações que permitem e justificam sua qualificação como profissão educativa e do assistente social como intelectual. A terceira é a própria concepção de abordagem individual que se ergue dessa referencialidade, para a qual foi destinado o terceiro e o quarto capítulo. O terceiro tem como finalidade evidenciar historicamente a tradução do caráter educativo na prática profissional junto a indivíduos, por intermédio de um estudo documental, tendo por fonte principal a bibliografia utilizada nas Escolas brasileiras de Serviço Social para seu ensino. Tal procedimento permitiu a visualização de três tendenciais propostas educativas adotadas até o início dos anos 80 e, após esse período, uma certa marginalização da questão no debate profissional. Sua localização neste debate foi efetivada através do exame da literatura profissional (tomando a "Revista Serviço Social e Sociedade" como fonte), das produções acadêmicas em nível de pós-graduação apresentadas ao Programa de Pós-Graduação da PUC-SP até o ano 2002 e em eventos coletivos da categoria (Seminários de Teorização e Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais). O quarto capítulo complementa a discussão da abordagem individual como processo educativo, apresentando algumas determinações nela presentes. Delineia nossa concepção de abordagem individualque, parametrada pelas idéias gramsclanas sobre educação molecular, esteja-se na unidade indivíduo/homem-massa, na articulação educação molecular/macroeducação e planeia como horizonte o máximo desenvolvimento individual/coletivo- a aproximação máxima à concretização das possibilidades postas historicamente para a emancipação humana
Abstract: Considering the need to approach the professional practice of the social assistant, dealing with individuais, from an opposite perspective to the underlying one concerning the Social Service of Cases, this study explores such approach while having Marx and Gramsci as main references. The subject of lhe study is the individual approach conceived as a modality of interference inserted in a profession that is essentially educative. The aim of lhe work is to examine such educative aspect as been inherent to the Social Service nature (materialized through the intervention of its professional agents) as well as its expression through the individual approach. By asking three questions those goals were searched. The first is treated on chapter I and deals with the conceptions of education and of man/individual that, according to the thoughts of Mark and Gramsci, are set as a basis for such approach. The second question concerns the Social Service and professional practice perspectives. It is discussed on chapter II and tries to expose the determinants that allow and justify its qualification as an educative profession and place the social assistant as an intellectual. The third question is the individual approach conception itself that is raised from those referential and is treated on the third and fourth chapters. The purpose of the third chapter is to make the translation of the educative character into the professional practice on individuais historically clear through the study of documents. The bibliography used by Brazilian schools of Social Service to do their teaching was the main source for those documents. Such procedure led us to detect three educative proposals that were adopted until the early 80'sand, after this period, a kind of marginalization of the issue as an argument in the professional debate. For the purpose of the present debate the subject was found byexamining the professional literature (taking the magazine "Revista Serviço Social e Sociedade" as source), the academic production at pos-graduate level shown to the PUC-SP pos-graduate program until the year 2002 and in collective events of the class such as Theorization Seminaries and Brazilian Congresses of Social Assistants. The fourth chapter complements the discussion of the individual approach as an educative process by showing some determinations found in it. It also defines our conception of the individual approach that, using Gramsci's ideas about molecular education, finds support on the individuallman-crowd unity, on the molecular education/macro-education articulation and proposes the greatest individual/collective development - the greatest approach to render concrete the possibilities historically set for human emancipation - as a perspective in the horizon
Palavras-chave: Assistentes sociais -- Pratica profissional
Abordagem individual
Natureza educativa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Pires, Sandra Regina de Abreu. Serviço social: função educativa e abordagem individual. 2003. 336 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17916
Data de defesa: 30-Nov-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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