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Tipo do documento: Dissertação
Título: As narrativas do supervisor de campo de estágio: conhecendo a atribuição privativa do assistente social
Título(s) alternativo(s): The narratives of the apprenticeship s supervisor: knowing the private attribution of the social worker
Autor: Ferraz, Mirela 
Primeiro orientador: Martinelli, Maria Lúcia
Resumo: A presente pesquisa tem como temática a formação profissional em Serviço Social, com centralidade na supervisão de estágio, permitindo vislumbrar como objeto de pesquisa as atribuições do Assistente Social Supervisor de Campo de Estágio, sob a perspectiva de seu caráter mediador. Portanto, tal aproximação vai considerar a experiência de Assistentes Sociais em relação às suas compreensões no que concerne ao desenvolvimento de tal atribuição privativa, no cotidiano de seu exercício profissional. Exercício profissional esse que é composto por determinantes da condição de trabalhador assalariado e mediado pelos saberes e conhecimentos éticos, políticos, teóricos e metodológicos que constituem o Serviço Social. Reforçando que tais conhecimentos e saberes enriquecem as proposições legais da profissão, como, também, os debates contemporâneos sobre estágio, consolidados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss). A pesquisa pautar-se-á na análise dessa totalidade, sob o referencial teórico crítico e o uso da metodologia da História Oral, a qual, por permitir a centralidade nos sujeitos políticos, evidencia os significados de suas narrativas, tornando-as fiel à experiência ilustrada pela coleta dos depoimentos da Coordenação de Estágio da Instituição de Ensino Superior, e de três Assistentes Sociais Supervisoras de Campos de Estágios, como sujeitos relevantes para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas. A pesquisa bibliográfica é composta por categorias da área do Serviço Social, principalmente as publicações da Abepss e da Educação, cujo intuito é iluminar não somente o corpo teórico de nossa profissão, como, também, o exercício de supervisionar campos de estágios pelos Assistentes Sociais
Abstract: The present research has as its thematic the professional formation in Social Work, with the central issue in the apprenticeship s supervision, allowing to glimpse as the research s object the attributions of the Social Worker who is also the apprenticeship s supervisor, under the perspective of the mediation character. Therefore, such approach will be considering the experience of Social Works and their understandings about the development of the privative attribution, in the daily s professional exercise. This professional exercise is composed by the conditions of the wage-earning worker and mediated by the knowledge in ethics, politics, theories and methodologies that constitute the Social Work. Those knowledges enrich the Profession s legal propositions, as well as, the contemporaries debates about the apprenticeship that are consolidated by the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work (Abepss). This research will analyze this totality, under the reference of the critical theory critical and the use of the methodology of the Oral History, that allows the central issue in the political citizens and it evidences the meanings of their narrations, becoming faithful to the experience illustrated by the depositions of the Apprenticeship s Coordination in Social Work, such as, three Social Workers, as excellent citizens for the development of qualitative research. The bibliographical research will be composed by categories of the area of the Social Work, mainly, the Abepss s publications, and the Education, with the intention to not only illuminate the theoretical body of our profession as well the apprenticeship s supervision s exercise in Social Work
Palavras-chave: Supervisão de estágio em serviço social
Atribuições privativas
História oral
Apprenticeship s supervision in social work
Privative attributions
Oral history
Assistentes sociais
Servico social -- Estudo e ensino (Estagio)
Supervisao do ensino superior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Ferraz, Mirela. The narratives of the apprenticeship s supervisor: knowing the private attribution of the social worker. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17934
Data de defesa: 10-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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