???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18020
Tipo do documento: Dissertação
Título: Responsabilidade socioambiental empresarial na loja Extra Hipermercado Santa Rosália do Grupo Pão de Açúcar: uma experiência em questão - Sorocaba/SP 2000/2009
Título(s) alternativo(s): Corporate social and environmental responsibility on the self-service retail: an experience of Pão de Açúcar Group Extra Hypermarket Store Santa Rosália Sorocaba/SP - 2000/2009
Autor: Andrade, Selma Aparecida Leite de 
Primeiro orientador: Silva, Maria Lucia Carvalho da
Resumo: A presente dissertação visou identificar e analisar as ações de Responsabilidade Socioambiental no Varejo de Auto-Serviço. A abordagem do tema compreendeu o período de 2000 a 2009, a partir do estudo de caso na Loja Extra Hipermercado Santa Rosália de Sorocaba/SP do Grupo Pão de Açúcar. A metodologia abrangeu a Pesquisa Bibliográfica sobre a produção conceitual referente a Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Balanço Social, Comércio, Varejo, Varejo de Auto-Serviço; a Pesquisa Documental (Leis, Relatórios de sustentabilidade, Balanço Social e outros) e a Pesquisa de Campo. Na pesquisa, de caráter qualitativo, foram utilizados como procedimentos metodológicos a entrevista semiestruturada com sete sujeitos: colaboradores, representantes da sociedade civil organizada de Sorocaba e parceiros das ações de Responsabilidade Socioambiental desenvolvidas pela loja Extra, bem como a Observação Participante e recursos tecnológicos, como filmagem de um vídeo e acesso a sites específicos na perspectiva de retratar as ações de Responsabilidade Socioambiental Empresarial em sua dinâmica de funcionamento. A análise dos dados empíricos enfatizou conteúdos e significados dos relatos dos sujeitos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as ações desenvolvidas estão principalmente focalizadas em uma estratégia de captação de clientes e marketing de varejo, contudo, envolvem ações educativas e contém possibilidades de disseminar hábitos saudáveis objetivando a melhoria da qualidade de vida da população local. Denotaram, ainda, fragilidades face às características de descontinuidade e fragmentação das ações, com destaque à ausência de planejamento, monitoramento, avaliação e participação de todos os envolvidos na efetivação compartilhada da Responsabilidade Socioambiental Empresarial
Abstract: This dissertation aimed to identify and analyze the Social and Environmental Responsibility actions on the Self-Service Retail. The theme approach comprised the period between 2000 and 2009, starting from the case study on Extra Hypermarket Santa Rosália in Sorocaba/ SP that belongs to Pão de Açúcar Group. The methodology included the Bibliographic Research about conceptual production referring to Corporate Social and Environmental Responsibility, Social Balance, Commerce, Retail, Self-Service Retail; the Documental Research (Laws, Sustainability Reports, Social Balance and others) and the Field Research. On the research, with qualitative features, it was used for the methodological procedures the semi-structured interview with seven subjects: collaborators, organized Sorocaba civil society representatives and partners of the Social and Environmental Responsibility actions developed by Extra store, as well as the Participant Observation and technological resources, as filming a video and access to specific websites on the perspective of describing such actions on its working dynamics. The analysis of the empirical data emphasized the content and meaning of the people reports. The research results evidenced that the developed actions are mainly focalized in a strategy of customer gaining and retail marketing, however, they involve educative actions and have the possibility of spreading healthy habits aiming the life quality improvement of the local population. The results indicate, yet, fragility considering the discontinuity features and fragmentation of these actions and in evidence the absence of planning, monitoring, checking and the participation of everyone involved on the shared effectuation of the Corporate Social and Environmental Responsibility
Palavras-chave: Responsabilidade socioambiental empresarial
Balanço social
Varejo de auto-serviço
Super e hipermercado
Corporate social and environmental responsibility
Social balance
Self-service retail
Hypermarket
Hipermercado Extra - Santa Rosalia (Sorocaba, SP)
Responsabilidade ambiental
Supermercados
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Andrade, Selma Aparecida Leite de. Corporate social and environmental responsibility on the self-service retail: an experience of Pão de Açúcar Group Extra Hypermarket Store Santa Rosália Sorocaba/SP - 2000/2009. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18020
Data de defesa: 4-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Selma Aparecida Leite de Andrade.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.