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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sistemas digitais como mediadores dos processos cognitivos e de aprendizagem: impacto nas relações sociais
Título(s) alternativo(s): Digital systems as mediators of the cognition processes and of learning: impact in the social relations
Autor: Ferreira, Laércio Anselmo 
Primeiro orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: A dissertação trata dos mecanismos pelos quais os sistemas digitais, como instrumentos de mediação, interferem nos processos cognitivos e de aprendizagem, com conseqüente impacto nas relações sociais. Como propõem pensadores das tecnologias da inteligência e dos sistemas de informação, tais como Pierre Lévy, John Searle, João Teixeira, Vilém Flusser, Richard Sennett. Michel Foucault e Gilles Deleuze, por exemplo, tais sistemas estão alterando o modo de pensar, aprender e agir das pessoas, fazendo notar também mudanças nas relações de poder que surgem no discurso de uma nova sociedade de controle que se efetiva por meio dos sistemas digitais. Pode-se falar, assim, num novo campo de forças, com características pertinentes à sua contemporaneidade, sutilmente incorporada ao discurso tecno-científico. No entendimento dos processos cognitivos e de aprendizagem, encontramos na teoria sócio-histórica, proposta por Lev Vygotsky, e nas pesquisas de Jean Piaget, as premissas que lançam luz ao desenvolvimento humano, culminando com aquisição da linguagem. É graças a esta aquisição que o indivíduo atinge seu ápice com a capacidade de generalizar e de abstrair. A análise e a interpretação dos dados, tendo como referencial os experimentos de Alexandre Luria, apontam para possíveis elementos que conectam os sistemas digitais, como geradores de signos, aos processos cognitivos e de aprendizagem, já que o uso destes sistemas implica numa crescente capacidade de abstração e uso de silogismos tão prementes num mundo codificado
Abstract: This dissertation treats of the mechanisms for the which the digital systems, as mediation instruments, interfere in the cognitive processes and of learning, with consequent impact in the social relations. As thinkers propose technology intelligence and information systems, such as Pierre Levy, John Searle, John Teixeira, Flusser, Richard Sennett. Michel Foucault and Gilles Deleuze, for example, such systems are changing the way of thinking, learning and acting people, also noting changes in power relations that arise in the discourse of a new society of control that is enabled by means of digital systems . One can speak thus a new force field, with features relevant to its contemporary, subtly incorporated into the techno-scientific discourse. In the understanding of cognitive processes and learning, we found in socio-historical theory, proposed by Lev Vygotsky, and the research of Jean Piaget, the assumptions that cast light on human development, culminating in language acquisition. Thanks to this acquisition that the individual reaches its apex with the ability to generalize and abstract. The analysis and interpretation of data, referencing the experiments of Alexander Luria, point to possible elements that connect the digital systems, as generators of signs, cognitive processes and learning, since the use of these systems implies an increased capacity for abstraction and use of syllogisms in a world so pressing encoded
Palavras-chave: Sistemas digitais
Cognição
Aprendizagem
Linguagem
Relações de poder
Abstração
Digital systems
Cognition
Learning
Language
Relationships of power
Abstraction
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Ferreira, Laércio Anselmo. Digital systems as mediators of the cognition processes and of learning: impact in the social relations. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18054
Data de defesa: 21-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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