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Tipo do documento: Dissertação
Título: Futebol, tecnologia e aprendizagem: corpo, performance e criatividade
Autor: Ferreira, Almir de Oliveira 
Primeiro orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa são os processos de ensino e aprendizagem do futebol nos clubes e escolas, e o crescente papel que o emprego da tecnologia vem desempenhando na formação dos atletas profissionais deste esporte. A pesquisa leva em conta a história da constituição do futebol, envolvendo desde manifestações em culturas antigas até sua forma moderna, e sua subseqüente transformação em um espetáculo que desperta emoções e move multidões em diferentes contextos e lugares do mundo, com enorme presença e importância na cultura brasileira. A partir de um panorama das formas que a preparação dos atletas de futebol assume neste contexto, tendo em conta o impacto do pensamento científico e da tecnologia sobre a performance do atleta profissional de futebol, o trabalho recorre às direções oferecidas pela fenomenologia merleau-pontyana para propor uma maneira de compreender os modos como a corporeidade se traduz nas capacidades de um corpo encontrar soluções criativas em meio a situações de alta complexidade cognitiva exigidas no futebol. Levando-se também em conta o papel dos jogos eletrônicos que simulam partidas de futebol, e o modo como estes jogos ressignificaram o treinamento deste esporte, busca-se estabelecer uma relação tal entre a aprendizagem do futebol, as fases de desenvolvimento da criança, a ludicidade e a performance, que favoreça transpor as barreiras da representação, em direção à capacidade criativa. Neste percurso, recorre-se, como referência, principalmente, aos trabalhos de Merleau-Ponty e seus comentadores; aos trabalhos de Foucault sobre a disciplina do corpo; aos relatos do uso de jogos eletrônicos por jovens atletas; a textos de Gallahue, Unzelt, e Frisselli & Mantovani
Abstract: This work takes as its object of study the processes of teaching and learning soccer in professional teams and schools, and the increasing role played by the use of technology in the development of professional soccer athletes. The research takes in account the history and evolution of this sport, its ancient and modern forms, up to its recent up-grade as a popular spectacle that raises emotions and moves masses in different contexts and countries around the globe, with enormous presence in Brazilian culture. Designing a broad picture of the strategies of athlete's preparation in such context, and considering the impact of scientific thinking and technology upon the soccer player's perfomance, the research takes advantage of directions offered by Merleau-Pontyan's Fenomenology to propose a way of understanding the ways by which embodiment turns into one's hability of finding creative solution for high-complexity cognitive challenges demanded by a soccer game. Taking also in account the role of electronic games which simulate soccer games, and how such games re-signify soccer's training, we aim to establish such a relation between learning soccer, children's development, ludicity and performance, which favors a superseding of the barriers of representationalism, towards creativity. Through the work, we use as reference, mainly, Merleau-Ponty and his followers; the works of Michael Foucault about body and discipline; accounts of electronic games use by young athletes; and works by Gallahue, Unazelt, and Frisselli & Mantovani
Palavras-chave: Futebol
Corpo
Tecnologia
Cognição
Aprendizagem
Soccer
Body
Technology
Cognition
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Ferreira, Almir de Oliveira. Futebol, tecnologia e aprendizagem: corpo, performance e criatividade. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18056
Data de defesa: 20-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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